FIES
O que é o FIES?
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.
O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.
FIES Segundo Semestre 2022
No FIES segundo semestre 2022, o candidato tem mais uma chance para conseguir o financiamento estudantil, mas é preciso inscrever-se online. Nesse segundo momento de inscrição, você precisa utilizar a nota da edição recente do ENEM que prestou. Saiba que essa é uma maneira de oferecer mais oportunidade, assim, você poderá conquistar o FIES segundo semestre 2022!
O Fundo de Financiamento Estudantil é uma excelente maneira de ingressar na faculdade desejada, pois, o mesmo poderá cobrir de 50% a 100% da mensalidade.
Aquelas pessoas que não conseguiram alcançar as vagas na primeira etapa do FIES poderá conseguir no segundo semestre, isso mesmo! No meio do ano o financiamento abre suas inscrições, entretanto, só poderá se inscrever quem realizou a prova do ENEM.
Vantagens do FIES
A maior vantagem do financiamento é estudar na faculdade particular sem pagar nada da mensalidade durante o curso, pagando apenas posteriormente.
De acordo com o G1.globo: “A abertura das inscrições está prevista no MEC para os dias 27 a 30 de julho“.
É importante estar atento aos dias disponíveis para realizar a sua inscrição, afinal, você não quer perder essa oportunidade.
As inscrições FIES 2022 acontecerão online, nesse caso, o candidato poderá acessar o site oficial do financiamento. Se você é um candidato de primeira viagem precisa entender o processo.
Passo a passo para se inscrever no Fies
- 1. O primeiro passo é acessar o site acessounico.mec.gov.br/fies e fazer a inscrição online. O próprio sistema irá identificar se a nota do Enem foi superior ou igual a 450 pontos e se a redação não foi zerada.
- 2. Depois de pré-selecionado, é necessário acessar o site do SisFies e efetivar a inscrição, em até cinco dias corridos a contar da divulgação da pré-seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.
- 3. Após concluir o cadastro é preciso validar os seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição escolhida, até 10 dias após a divulgação da pré-seleção.
- 4. O quarto passo é a confirmação de inscrição e envio dos documentos necessários. Com toda documentação reunida e exigida pelo Fies, após a confirmação da inscrição e elegibilidade, solicite sua DRI (Documento Regular de Inscrição) na sua faculdade e vá até a agência na qual optou por contratar o Fies em até 10 dias corridos.
- 5. O último passo é a assinatura do contrato. Após o contrato de financiamento ter sido aprovado no banco, basta assiná-lo e dar início aos estudos. Leve uma via assinada na sua universidade para iniciar os estudos.
Documentos
Descrição | Documento |
---|---|
Edital FIES | Em breve |
Portaria FIES | file_download |