A FAEX recebeu, nos dias 05, 06 e 07 de novembro, a visita de dois professores avaliadores do MEC que cumpriram um extenso programa avaliativo, a fim de comprovar a qualidade do curso Superior Tecnológico em Mecatrônica ofertado pela faculdade, para que o Ministério da Educação possa emitir a nota de reconhecimento.
O programa avaliativo incluiu a conferência de documentos administrativos, financeiros, contábeis e acadêmicos, além de reuniões com a mantenedora e diretora da instituição, funcionários, professores e alunos.
Dentro do processo de regulamentação de um curso, quando este é criado, a instituição de ensino deve antes de iniciar o seu funcionamento solicitar autorização ao MEC. Assim, se tudo estiver de acordo com os padrões de qualidade exigidos, o curso passa a ser AUTORIZADO pelo Ministério da Educação e os alunos podem ter certeza que estão recebendo ensino de qualidade. Hoje, o curso de Mecatrônica da FAEX é autorizado pelo MEC.
Já o processo de RECONHECIMENTO acontece com o curso já em andamento. Neste momento, o MEC avalia novamente o curso para verificar se o mesmo manteve a qualidade prometida pela instituição quando recebeu AUTORIZAÇÃO de funcionamento. Se tudo estiver de acordo com as exigências, o curso é finalmente reconhecido pelo MEC.
A Diretora Terezinha Monteiro e o Coordenador do curso de Mecatrônica estão otimistas e tranquilos em relação à visita dos avaliadores do MEC e aguardavam um resultado favorável, pois sabem que estão cumprindo a missão da FAEX, que é oferecer ensino superior de qualidade. A nota de reconhecimento deve sair nos próximos dias.