Alunos do Direito fazem Audiência de Conciliação Simulada

26/05/2014

Vivenciar de perto a realidade que ocorre nos fóruns, entendendo melhor qual o intuito das conciliações, quais atos ocorrem, quais provas podem ser produzidas junto ao processo, quais pedidos e requerimentos são possíveis foi o objetivo das audiências de conciliação simulada feitas durante a aula de Prática Jurídica II – pelos alunos do 9º período do curso de Direito da FAEX.

Os estudantes se dividiram em 03 grandes grupos e atuaram junto aos processos desenvolvendo, de forma alternada, os papéis de advogado do autor, advogado do réu, serventuário e juiz. Desta forma, todos aos alunos puderam perceber como tramitam os processos no mundo real tendo uma primeira visão do que os esperam no mundo jurídico após conquistarem o diploma.

Para a professora Alexandra, a atividade é de extrema relevância, pois os alunos podem exercer o poder de argumentação, o estudo aprofundado da lei, o exercício do convencimento entre outros pontos relevantes ao operador do Direito. Alexandra ressaltou que a prática só é possível em virtude da Faex disponibilizar aos seus alunos uma estrutura acadêmica adequada e pertinente ao mundo jurídico.

Em breve, os mesmos alunos realizarão novas audiências, de instrução e julgamento, quando terão a oportunidade de ouvir testemunhas, depoimento das partes envolvidas no processo, proferir alegações orais e sentenças.