Reinventar para Transformar: workshop debate o futuro do ensino

09/10/2020

Que o mundo mudou completamente após a pandemia isso todo mundo já sabe. O avanço das tecnologias foi e está sendo essencial para a continuidade da nossa vida cotidiana, e com a Educação não foi diferente.
Pensando nessas perspectivas sobre esse novo momento, a FAEX promoveu nessa sexta-feira, 09 de outubro, um workshop com o tema “Reinventar para Transformar”.
O encontro online contou com a participação do professor Juvêncio Junior, diretor da FAEX, da coordenadora do curso de Pedagogia, professora Tamyres Silva, e da responsável pelo Smile (serviço de orientação ao estudante), Joice Diniz.
A iniciativa de promover esse workshop foi do próprio Smile, que enxergou a necessidade de convidar gestores das escolas da região para debaterem sobre o futuro da educação. “Nosso objetivo é contribuir com a experiência que estamos tendo nesse momento em que nos encontramos, procurando entender o que está acontecendo com o cenário atual da educação”, disse o professor Juvêncio.
O foco do encontro virtual ficou por conta do Ensino Híbrido, que deverá ditar as tendências educacionais dos próximos anos. Através dele, o aluno recebe uma aprendizagem prática muito mais intensa e significativa, pois trata-se de um ensino baseado em projetos. Apesar de sempre formarmos bons profissionais, com ótima básica teórica, o mercado de trabalho precisa de profissionais que, além de saber, demonstrem que sabem fazer. Nesse sentido, o conhecimento prático é fundamental. “A metodologia clássica atual funciona, mas não oferece o que o mercado precisa”, resumiu Juvêncio.
Se os clientes e as necessidades mudaram, também necessitam mudar as metodologias aplicadas. A tecnologia deve ser usada, cada vez mais, em todos os setores.
Segundo a professora Tamyres, as escolas precisam analisar o que é mais atrativo para seus alunos, visto que a pandemia trouxe novos desafios, não só para os professores, mas também para todos os profissionais de maneira geral. “Devemos observar a pandemia como uma grande oportunidade para sermos mais autônomos e buscar novos conhecimentos”, disse.
A capacitação e qualificação dos profissionais de ensino, nesse aspecto, tornam-se essenciais. Somente quando há educadores qualificados é que a tecnologia pode elevar a educação para o próximo nível.
Nesse sentido, o Ensino Híbrido surge como uma das melhores opções, oferecendo uma aprendizagem baseada em projetos e no desenvolvimento de competências. Com isso, o aluno aprende na prática o que precisará saber quando atuar em sua profissão.