Passo a passo para Rematrícula Online

21/06/2012

Para fazer a rematrícula, o estudante deve entrar no site da FAEX e acessar o portal do aluno digitando usuário e senha.

Depois, deve clicar na área educacional e, em seguida, no período letivo em que está atualmente matriculado, ou seja, 2012/01.

Feito isso, o estudante deve clicar na aba Matrícula Online, localizada no menu que fica no lado esquerdo da tela.

Desta forma, aparecerão na área central do Portal todas as instruções necessárias para que o aluno consiga efetivar a rematrícula.

Vale ressaltar que é preciso desativar o bloqueador de pop-ups e utilizar preferencialmente o navegador Internet Explorer.

Feito estes passos, o aluno deve clicar em avançar e depois selecionar o período letivo em que deseja se matricular. Depois, deve clicar novamente em avançar.

Neste ponto, o sistema irá mostrar todas as disciplinas que o estudante irá cursar no próximo período.

Clicando novamente em avançar, o sistema irá gerar o contrato de rematrícula. Neste ponto, é importante que o aluno leia com a atenção todos os itens antes de assinalar que está ciente e de acordo com os termos.

Ainda neste ponto do processo, o aluno deve fazer a solicitação dos descontos que lhes são conferidos. Para isso, basta clicar em Solicitações e em seguida em Solicitações de Rematrícula.

Uma nova tela será aberta, na qual o aluno deve preencher todos os descontos que possui, como auxílio transporte, mencionando a cidade em que reside, FIES, colocando a porcentagem que possui de financiamento ou PROUNI, também colocando a porcentagem de bolsa. E assim por diante, até que todos os descontos sejam solicitados. Na sequência, o aluno deve clicar em solicitar e depois em concluir.

Feito isso, o aluno pode fechar a página de Solicitação, voltar para a página de rematrícula e finalizar o processo.

O sistema irá gerar um comprovante de rematrícula que o aluno poderá imprimir. Contudo, é importante ressaltar que a matrícula somente será validada depois do pagamento da taxa via boleto bancário.

Para imprimir o boleto, o estudante deve sair do Portal e entrar novamente utilizando usuário e senha. Assim, aparecerá a tela com as opções de períodos letivos para serem assinaladas. O aluno deve selecionar o período 2012/02 - no qual acabou de se matricular.

Na tela, será possível perceber que a situação do aluno será de pré-matrícula. Assim, o próximo passo será clicar na aba Financeiro, no lado esquerdo da tela. Depois, clicar em status financeiros. O sistema já terá gerado todos os boletos do semestre. Contudo, a princípio, o aluno deverá imprimir o boleto referente ao mês Julho de 2012 (correspondente à rematrícula) e fazer o pagamento.

Assim que o sistema identificar o pagamento do boleto, a situação do aluno passará de pré-matriculado para matriculado e ele poderá continuar os estudos no próximo período letivo.

Você também pode conferir o passo a passo do processo de Rematrícula Online na TV FAEX desta semana!