FAEX recebe Medalha Ordem do Mérito Legislativo

14/11/2013

Os 70 anos do conjunto arquitetônico da Pampulha foi o tema da solenidade de entrega da Ordem do Mérito do Legislativo que aconteceu na quinta-feira, 07 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. No evento, conduzido pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP), e que teve como orador oficial o governador de Minas Gerais Antônio Anastasia,  foram agraciadas 240 pessoas e instituições que se destacaram em suas áreas de atuação. A FAEX foi uma das agraciadas pelos relevantes serviços prestados na área da educação. A indicação foi feita pelo deputado Dalmo Ribeiro, que representa o Sul de Minas na Assembleia!

Na cerimônia, a FAEX esteve representada pela Diretora Geral Profa.Terezinha Monteiro que desde a criação da instituição, há 11 anos, está a frente dos seus projetos e é responsável pelas suas muitas conquistas como a criação de todos os cursos existentes, a expansão da estrutura física e o aumento constante do número de alunos! Junto com a Diretora, estava o Prof. Christiano Villas Boas - um dos mantenedores da faculdade e o Prof. João Batista da Silva ,  Diretor Administrativo da FAEX e atual vice-prefeito de Extrema!

"A emoção ao receber esta honraria da ALMG, através de nosso querido deputado Dalmo Ribeiro, foi sem dúvida umas das maiores de minha vida, dentro dos meus 43 anos dedicados à educação. Durante a cerimônia, um filme passou pela minha cabeça, e lembrei-me de cada momento desses 11 anos que compõem a construção desta escola que é hoje orgulho de toda a região. O prêmio é consequência de um trabalho sério, de extrema qualidade e comprometimento com cada aluno de nossa FAEX, e é fruto de um trabalho conjunto de professores, funcionários, diretores e mantenedores. A certeza de que estamos transformando vidas, nós dá a força necessária para  continuarmos nosso trabalho. Que Deus nos dê a sabedoria de que precisamos  para encararmos cada vez com mais determinação  a nossa missão."

A cerimônia

Jornalista de diversas localidades de Minas, parlamentares, autoridades públicas e um público de centenas de pessoas presenciaram a belíssima  cerimônia de entrega das Medalhas de Ordem do Legislativo marcada por uma execução fabulosa do Hino Nacional Brasileiro - feita pelo Trio Amaranto e pelo discurso do Governador do Estado!   Em seu pronunciamento, o governador Anastasia destacou o contexto brasileiro e mundial em que Juscelino Kubitschek, ao lado de personalidades eminentes como Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx, entregou a Belo Horizonte e ao Brasil o complexo da Pampulha. “O mundo passava por momentos de dificuldade em 1943, com a 2ª Guerra Mundial, e o Brasil também não estava bem, sob os rigores da ditadura do Estado Novo. Nesse ambiente negativo, ainda havia esperança”, disse.

O governador também traçou um paralelo entre os artífices do conjunto arquitetônico da Pampulha e as personalidades signatárias do Manifesto dos Mineiros, que também completou 70 anos em 2013. Finalizando o seu discurso, Anastasia homenageou célebres mineiros, como Tiradentes, Felipe dos Santos, Teófilo Otoni e Tancredo Neves, para valorizar o papel de Minas Gerais na composição de forças políticas para a defesa e a luta pela liberdade.

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, também lembrou o passado de Minas para exaltar a importância de cidadãos mineiros para a política e a cultura do País. “Em nossa história se escreve a genialidade de artistas universais, como Aleijadinho”, afirmou. “Tancredo Neves, Tiradentes e outros gênios de nosso Estado são símbolos do singular espírito de nossa gente”, complementou.

Ordem do Mérito

A honraria, criada pela Resolução 2.778, de 1982, é constituída de três graus: Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito. Entre os agraciados com a ordem estão o senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), o deputado estadual Mário Henrique Caixa (PCdoB); o secretário de Estado de Saúde de Minas, Antônio Jorge de Souza Marques; a Defensoria Pública mineira; e o presidente da Federação da Agricultura de Minas Gerais, Roberto Simões. Também foram homenageados prefeitos, militares, magistrados, vereadores, empresários, artistas, jornalistas, atletas e lideranças de outros setores da sociedade civil.