I Maratona de ADS - Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Gincana mobiliza alunos

04/04/2013

Na última quarta-feira, 3/4, os alunos do Curso de ADS – Análise e Desenvolvimento de Sistemas iniciaram uma experiência diferente, quando a FAEX lançou a I Maratona de ADS. O evento visa, além da integração dos alunos com o corpo docente, o envolvimento dos futuros profissionais com a realidade de mercado.

Participaram os alunos dos 1º, 3º e 5º períodos, sob orientação do Coordenador do Curso Prof. Tiago de Almeida Carneiro, o Prof. Lúcio Henrique de Oliveira como mediador, o coordenador de laboratórios Prof. Rodrigo Otávio Rocha Cardoso e demais professores.

A maratona é realizada em 3 etapas, a primeira classificatória, a segunda eliminatória e a final. A cada etapa os alunos enfrentam desafios de lógica, programação e precisam achar soluções dentro de um prazo específico. Conforme o desempenho de cada equipe são atribuídos pontos e desta maneira, os melhores colocados passarão para as próximas fases.

A iniciativa da FAEX chamou a atenção dos alunos, que ao ingressarem na faculdade não tinham ideia da importância de um evento como este. Segundo o aluno Marcus Morais do 5º Período, “a gincana incentiva os alunos a desenvolver habilidades de lógica e estimula o contato com a programação desde os primeiros semestres, potencializado pelo intercâmbio com alunos veteranos”. Na opinião de Alexandre Onisto, aluno do 3º período “a realização da maratona acontece num momento importante do curso, uma vez que a vivência prática estimula o interesse pelo mesmo”.

A diretora da Instituição, Profa. Terezinha Monteiro, diz que “a proposta do evento vem de encontro com o objetivo da FAEX, que é transformar os alunos em profissionais aptos para enfrentar, com êxito, as demandas do mundo empresarial”.

Morais conclui, “a gincana é benéfica em sentido amplo para a faculdade, não apenas para os alunos, pois futuramente a maratona será reconhecida entre as empresas, escolas do setor e poderá participar de grandes desafios na área de programação, consequentemente isso vai gerar ganho de imagem institucional”.