Consulta pública de Diploma comercial@faex.edu.br   (35) 3435-3988  

NUPAC da FAEX dá início a novos projetos

03/04/2014


Com o objetivo de promover pesquisas sobre os focos científico, tecnológico e comunitário, visando a integração da faculdade com a comunidade local e regional, a FAEX tem apoiado o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica por professores e alunos da instituição. Através do NUPAC (Núcleo de Pesquisas Acadêmicas e Comunitárias) vários trabalhos já foram apresentados em congressos e muitos artigos estão publicados nas edições da E-locução, revista científica da FAEX (http://faex.edu.br/revistas). 



Nestes primeiros meses de 2014, novos projetos foram iniciados (confira a lista abaixo) em parceria com professores de diversas áreas. Contudo, o coordenador do NUPAC – Prof. José Eduardo ressalta que o núcleo está aberto para receber novos alunos interessados em desenvolver trabalhos científicos , basta que entrem em contato com a coordenação do NUPAC através do e-mail pesquisa@faex.edu.br.



 



 



PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM ANDAMENTO



 



1.     Implantação da plataforma LMS (Learning Management System) Moodle como plataforma de apoio didático e pedagógico.



Orientador: Prof. André Luís Maciel Leme



Descrição do projeto: Implantação da plataforma LMS (Learning Management System) Moodle como plataforma de apoio didático e pedagógico no relacionamento dos Docentes com os Discentes.



 



2.     Avaliação personalidade de líderes de uma empresa de Extrema.



Orientador: Prof. Me. Diego Vinícius da Silva



Descrição do projeto: Este projeto tem como principal objetivo avaliar o perfil de personalidade de líderes, descrevendo os fatores de personalidade mais característicos dessa liderança.



 



3.     Simulação de Eventos Discretos.



Orientadora: Profa. Me. Elena Albeira Guirado Lucinio



Descrição do projeto: As organizações estão sempre em busca de tomar as melhores decisões rapidamente. Visando planejar, projetar e melhorar processos produtivos, este trabalho estudará o processo de simulação de eventos discretos em uma unidade fabril. O ambiente utilizado para a simulação será o software Promodel, em versão estudante. Será modelado diferentes cenários para a otimização de processos de produção de determinada empresa.



 



4.     Energia para um futuro sustentável.



Orientador: Prof. Me. Carlos Francisco de Almeida Cavalcanti Ribeiro



Descrição do projeto: Estudo para desenvolvimento de um sistema de geração/armazenamento de energia, utilizando duas técnicas sustentáveis: eólica e solar. Se for possível com a utilização de materiais recicláveis ou em desuso.



 



5.     Sistema de Controle Microcontrolado com Interface Gráfica (Software).



Orientadores: Prof. Me. Rodrigo Otávio Rocha Cardoso; Prof. Me. Tiago de Almeida Carneiro



Descrição do projeto: Desenvolver um Sistema de Controle microcontrolado, programando em linguagem C no compilador CCS o kit de desenvolvimento da Microgenios PIC18F4520, visando controlar uma variável analógica (temperatura, rotação, etc) e apresentar todas as informações do sistema em um interface gráfica que será feita em C# e se comunicará com o kit do PIC através da RS-232.



Em paralelo com este desenvolvimento serão realizadas simulações no software Vissim visando a convergência dos resultados obtidos na prática com um modelo matemático gerado a partir das características do Sistema de Controle.



 



6.     Manual de Normas Prático para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos.



Orientador: Prof. Marcello Teixeira Franceschi



Descrição do projeto: Elaboração de um Manual de Normas para Trabalhos Acadêmicos que seja um guia prático, descomplicado e acessível a todos os alunos da IES.



 



7.     Transmissor Estático de Infravermelho de 2 Canais para Datashow.



Orientador: Prof. Me. Carlos Francisco de Almeida Cavalcanti Ribeiro



Descrição do projeto: Aparelho transmissor de infravermelho para controle das funções básicas: Power e freezer de Datashow. Desenvolvimento interdisciplinar e gerador de vários artigos ainda em estudo de títulos e temas.



 



 



 


Imagens