CURSO SUPERIOR: O PODER POR TRÁS DO DIPLOMA

Aluno FAEX fala sobre a importância do curso superior

20/12/2017

É evidente que o momento econômico conturbado que nossa economia enfrenta afeta diretamente nosso modo de vida e, mais ainda, nosso futuro. É importante pensarmos em como podemos nos preparar para que, em um momento de crise, não sejamos pegos de surpresa. Ao fazermos esta reflexão com certeza chegamos a duas possíveis medidas: minimizar custos ou maximizar ganhos. Diantes disso e destacando a complexidade em diminuição do consumo a curto prazo, só nos resta raciocinar em como podemos ganhar mais dinheiro.

Para a intrigante questão “como aumentar minha renda?”, temos uma boa e inspiradora opção. Fazer um curso superior!

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que assalariados com diploma de curso superior em mãos têm o ganho médio da ordem de R$ 4.135,06, enquanto profissionais que não possuem este nível de titulação contam apenas com um salário médio de R$ 1.294,70. Ou seja, o salário dos graduados é em média 219% maior do que o dos não graduados.

Agora podemos voltar em um cenário de crise e pensar... se tivermos ganhando 219% a mais no salário e ainda com a possibilidade de maior conhecimento financeiro agregado ao longo dos cursos superiores, com certeza minhas chances de sucesso são potencializadas! A conta é simples e impressionante. Com base nos números acima citados, a diferença salarial seria em média de R$ 2.840,36 e esse valor ao longo de um ano resultaria em R$ 34.084,32. Caso o indivíduo queria se impressionar, ou melhor, se motivar, é só contabilizar a diferença para cinco anos e terá um montante da ordem de R$ 170.421,60!

Este significativo aumento em sua remuneração seria capaz de se transformar em sua tão sonhada casa própria ou em seu carro de luxo. Economicamente é importante esclarecer que o dinheiro que gastamos com nossa formação profissional é considerado investimento, pois com o passar do tempo o indivíduo terá um retorno significativo em sua carreira.

Entretanto, deve-se levar em consideração que este é um investimento a longo prazo e, atualmente, o imediatismo está enraizado na sociedade. Sendo assim, muitas vezes o indivíduo acaba não tendo paciência para concluir o curso e usufruir dos benefícios que este lhe garante.

Neste contexto é extremamente importante que os indivíduos sejam orientados desde pequenos, tanto em casa quanto na escola, sobre a importância de ingressar em um curso superior. Para se ter um exemplo, em pesquisa realizada pelo IBGE constatou-se que o grau de instrução dos pais influencia na formação educacional dos filhos. Em famílias onde os pais não eram alfabetizados, apenas 4% dos filhos chegam a completar o ensino superior enquanto que, em famílias onde os pais possuem ensino superior completo, 69,1% dos filhos completaram o ensino superior.

Outro ponto que merece destaque é a motivação do indivíduo. O ingresso ao ensino superior pode proporcionar o sentimento de autorrealização tendo em vista que, além de obter melhores salários, o diploma pode promover evolução da carreira profissional, o reconhecimento social, realização pessoal, elevação da autoestima, etc. Desta forma, a motivação pode ser considerada como um dos pilares que lançam o aluno no conhecimento acadêmico.

Além disso, a graduação proporciona um diferencial competitivo já que, durante os períodos de crise, as empresas tendem a ser mais criteriosas quanto ao processo seletivo, selecionando candidatos cada vez mais qualificados. Ressalta-se também que durante estes períodos caem o número de matrículas nas instituições de ensino superior. No Brasil, em 2015, o número de matrículas se reduziu em 30% - segundo levantamento feito pelo Jornal Valor Econômico – havendo desta forma uma menor quantidade de pessoas ingressando nas faculdades e, consequentemente, uma redução no número de pessoas capacitadas que irão competir no mercado.

Por fim, o investimento de seu dinheiro é algo de extrema importância para sua vida profissional e pessoal, logo, fica óbvia a necessidade de levar a profissionalização muito a sério, tanto como aumento de conhecimento técnico tanto por uma visão de ganhos financeiros. De qualquer forma, fica aqui uma dica fantástica para ter sucesso, mesmo quando tantos estão passando por crises.

Autor: Evandro Damião Francisco, 6º período de Administração

Orientador: Prof. Me. Juvêncio Bezerra Loiola Junior