Consulta pública de Diploma comercial@faex.edu.br   (35) 3435-3988  

Professor da FAEX conquista título de Doutor

29/05/2014


O psicólogo e  professor Diego Vinicius conquistou o título de Doutor pela Universidade São Francisco ao defender em tese um modelo teórico para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A apresentação da pesquisa para a banca de doutores avaliadores foi bastante elogiada e resultou em convites para escrever artigos em outro idioma e livros para serem publicados – merecida conquista para o professor que, desde 2003, vem se dedicando ao estudo da psicologia. Confira abaixo a entrevista e conheça um pouco mais do jovem Professor Doutor Diego Vinicius.





 



FAEX – Há quanto tempo se dedica ao estudo da psicologia?



Prof. Dr. Diego - Ao todo, são mais de dez anos de psicologia. Entrei na faculdade em 2003, foram 5 anos de graduação, 1 ano e 6 meses de mestrado e 3 anos e 4 meses de doutorado.



 



FAEX - Como foi o trabalho de pesquisa para o desenvolvimento da tese?



Prof. Dr. Diego - Foram três anos de muita dedicação, leituras e discussão. Acima de tudo, de muito aprendizado. Durante a organização de minha tese houve alguns contratempos, como por exemplo, a troca de orientadora (por questões burocráticas da instituição). Mas tive ajuda de muita gente, inclusive da minha orientadora antiga, Cristina Joly, que coorientou meu trabalho.





 



FAEX – Fale um pouco sobre o tema.



Prof. Dr. Diego - Minha tese foi a validação de um modelo teórico para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), esse modelo foi nomeado de Sistema de Avaliação pelo Enem Aplicado ao Currículo (AEC). O Sistema AEC visa identificar as habilidades dos estudantes classificando em cognitivas e acadêmicas, para então, planejar uma intervenção. O atual modelo do Enem proposto pelo Ministério da Educação é muito amplo e o exame não está organizado para avaliar as 120 habilidades descritas nos documentos oficiais. 





FAEX – E como foi a defesa?



Prof. Dr. Diego - Foi um momento incrível. Eu estava bastante apreensivo, pois planejei aquele momento há muito tempo. Durante a graduação eu já sabia que queria estudar mais e me tornar doutor em psicologia. Eu ensaiei minha apresentação muitas vezes, até me filmei apresentando (mas já apaguei o arquivo, risos). A banca elogiou muito meu trabalho, graças a Deus ocorreu tudo bem, o problema foi que eles (os avaliadores) sugeriram muitas publicações, artigos, livros e textos em inglês, ou seja, mais trabalho (risos), mas é isso mesmo! Tenho ainda muita tarefa pra cumprir. No mais, foi muito bom, fiquei extramamente feliz e satisfeito com meu desempenho.



 


Imagens