Alunos de Administração e Ciências Contábeis têm palestra especial

23/05/2016

No dia 20 de maio passado ocorreu na dependência da FAEX uma palestra especial ministrada pelo Prof. Dr. Wanderson José Lambert, professor de matemática da UNIFAL, a convite do Prof. Alessandro, para as turmas do 5º período de Administração e 7º período de Ciências Contábeis.

Na palestra, cujo título foi Modelos matemáticos e suas aplicações, o Prof. Wanderson falou sobre o conceito de modelagem matemática e como ele está presente em nosso cotidiano. Apresentou também 4 (quatro) tipos básicos de modelos e como eles são construídos através da observação dos dados da realidade.

Isso é de crucial importância na atualidade, visto que os modelos fazem uma espécie de simulação da realidade para auxiliar empresas e gestores na melhor forma de analisar um projeto e tomar decisões, antes de sua execução.

Dessa forma, o Professor demonstrou um caso particular usado em Logística Reversa, na qual foi construído um modelo em programação linear para descrevê-lo e discutido a técnica de solução do mesmo. Foi enfatizada a minimização do tempo de coleta dos resíduos bem como o menor custo desse processo.

Ao final, os alunos puderam perceber que a matemática é uma ferramenta extremamente útil e necessária nos dias atuais. E é cada vez mais crescente a busca e utilização dessa ferramenta na tomada de decisão ótima nas empresas.

É importante salientar que o Prof. Wanderson está trabalhando em parceria com a FAEX, num projeto de iniciação científica que visa mapear e criar indicadores sobre resíduos industriais gerados em nossa região.