Projeto ‘Informática para todos’ beneficia 25 estudantes de baixa renda

14/01/2013

No último dia 05, uma palestra ministrada pela psicóloga da FAEX – Betânia Ferreira, sobre ‘objetivos de vida’ encerrou o primeiro curso promovido pela faculdade, para um grupo de estudantes da cidade de Extrema, através do projeto social “Informática para todos”. Nesta primeira etapa, o projeto beneficiou 25 alunos que aprenderam a trabalhar com o sistema Windows e com os programas Word, Excel, PowerPoint além da internet. A partir de hoje, dia 14, todos eles poderão retirar, na secretaria da FAEX, o certificado de conclusão de curso em informática básica.

Este projeto social foi desenvolvido pelo SOE – Serviço de Orientação ao Estudante da FAEX em parceria com o curso de ADS – Análise e Desenvolvimento de Sistemas, visto que as aulas foram ministradas por dois alunos deste curso (Paulo Ezequiel da Silva e Lucas Atolini)  orientados pelo professor Lúcio Henrique de Oliveira. “O sucesso do projeto só pôde ser alcançado através da bela parceira feita entre SOE e curso de ADS. Agradeço a participação ativa do Coordenador Tiago Carneiro, mentor do projeto que sempre incentivou seus alunos a participarem de atividades na FAEX. Agradeço também ao prof. Lúcio que criou a grade de conteúdo do curso e orientou os alunos/monitores. Aos alunos Lucas e Paulo só tenho que expressar a minha gratidão e reconhecimento pelo bom trabalho desenvolvido”, comenta a psicóloga Betânia.

Para os alunos monitores, a experiência de participar de um projeto social foi mais do que gratificante. “É um sentimento especial. Um dia eu precisei que pessoas me ensinassem os recursos básicos de informática e posso dizer que me sinto grato pela ajuda que recebi no passado. Hoje,  quero retribuir da mesma forma e com o mesmo sentimento ensinando aqueles que têm vontade de aprender”, comenta Lucas, estudante de ADS, que pretende continuar a desenvolver trabalhos sociais. O desejo de continuar também é compartilhado pelo aluno Paulo Ezequiel que ficou muito feliz com o resultado do projeto, “é muito prazerosos realizar este tipo de trabalho social, agradeço a FAEX pela oportunidade”.

Em 2013, o SOE planeja continuar a parceria com o curso de ADS e iniciar parcerias com outros cursos para a criação de novos projetos gratuitos à comunidade. O aluno que tiver interesse em participar, independente do curso em que está matriculado, deve procurar o SOE!