Consulta pública de Diploma comercial@faex.edu.br   (35) 3435-3988  

A beleza da florada dos ipês

15/08/2012

 

Entre os meses de agosto e setembro, o verde da serra da Mantiqueira começa a ser pontilhado pelo amarelo. É a época da florada do ipê-amarelo, árvore que proporciona um verdadeiro espetáculo colorindo as ruas de muitas cidades brasileiras, anunciando o fim do inverno.

Quem vem para a FAEX pode apreciar a bela florada dos ipês-amarelos que foram plantados em 2008, no decorrer da via de acesso à faculdade, pelos alunos e colaboradores da instituição. As árvores ainda têm porte pequeno, mas, não deixam de encantar.

O ipê está espalhado por quase todo o Brasil. São várias espécies e suas flores podem ter várias cores: amarelo, roxo, rosa – até branco. A flor do ipê-amarelo é considerada a flor símbolo do Brasil. As árvores, de grande porte, perdem todas as folhas e ficam cobertas pelas flores, em cachos, em um amarelo vivo que se destaca na paisagem mesmo à distância.

Mas tudo o que é bom, dura pouco. Em uma semana, em média, as flores caem, forrando o chão de amarelo. Em poucos meses, vêm os frutos e as sementes – aladas, para que sejam levadas pelo vento, disseminando a espécie.

Na FAEX, o dia a dia de estudo e aprendizado é embalado por espetáculos da natureza que vão desde a bela vista da Serra do Lopo, do lindo pôr-do-sol de inverno  à florada anual dos ipês-amarelos! Um privilégio à parte! 

Imagens