Alunos de Engenharia de Produção visitam Itaipu

Futuros engenheiros se encantam com usina hidrelétrica

03/05/2017

No dia 27/04 os alunos do 9º período do curso de Engenharia de Produção, acompanhados do coordenador do curso, Prof. Rodrigo Otávio Rocha Cardoso, tiveram a oportunidade de conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu. A visita foi organizada pela FAEX por intermédio do coordenador e também professor da turma e da professora Elena Guirado.

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina Binacional que utiliza os recursos hídricos do Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, onde toda a energia produzida é dividida igualmente entre os dois países, segundo o tratado de Itaipu celebrado em 26 de abril de 1973. A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável tendo produzido, em 2016, um total de 103.098.366 Megawatts-hora (103 milhões MWh). É a segunda maior hidrelétrica do mundo, contendo 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, fornecendo cerca de 17% da energia consumida no Brasil e 76% no Paraguai.

No decorrer da visita os alunos puderam ver de perto o Reservatório da Itaipu, com 1.350 km² de área inundada (sétimo maior do Brasil); a barragem principal, que possui o comprimento de 1064m e altura máxima de 196m (equivalente a um prédio de 65 andares) e também a área de Geração, onde fica a Casa de Força que concentra todos os equipamentos eletromecânicos responsáveis pela produção de energia. Nela se encontram a caixa espiral, a turbina, o gerador, o sistema de excitação e o regulador de velocidade. Também o Sistema de Transmissão que possui 8 linhas de transmissão em 500kV, sendo 4 linhas de 60Hz que são utilizadas pelo Brasil e 4 linhas de 50Hz que são utilizadas pelo Paraguai. Conheceram também o Vertedouro, cuja função é descarregar toda a água não utilizada para a geração e que possui 14 comportas com capacidade máxima de descarga de 62,2 mil m³/s (40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu). Além disso, conheceram a área externa com destaque à preocupação com o meio ambiente e aos projetos de responsabilidade social.

A turma também teve a oportunidade de conhecer o Paraguai e a Argentina, países que fazem fronteira com o Brasil.