Estudante FAEX desenvolve projeto de pesquisa com ação social

01/10/2013

O estudante do curso superior Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos (GRH) da FAEX – Taylon Nascimento Silva e o professor Diego Vinícius da Silva estão desenvolvendo um trabalho de  Iniciação Científica na área de gestão de pessoas e, para compor a parte prática da pesquisa, eles aplicaram, em maio deste ano, testes psicológicos gratuitos nos estudantes do ensino médio da Escola Estadual Alfredo Olivotti, de Extrema.  Em setembro, aluno e professor retornaram à escola para apresentar e orientar os adolescentes quanto aos resultados dos testes.

"Essa é uma etapa importante do projeto de pesquisa, pois o estudante tem acesso ao benefício social da ciência. É uma forma de encarar os participantes da pesquisa como ser humano e garantir que eles se beneficiem dos objetivos dos projetos acadêmicos. Para os estudantes de GRH é, também, uma forma de aprender como lidar com a etapa de feedback das avaliações, tarefa importante para o profissional que lida com recursos humanos”, comenta o professor Diego Silva.

O estudante Taylon garante que a aplicação dos testes foi uma maneira de colocar a parte teórica em prática. “Pudemos perceber as reações, os comportamentos, a interação, o modo de falar dos participantes e isso contribuiu para o meu desenvolvimento no curso de Gestão de Recursos Humanos. Ao darmos o feedback (retorno) aos adolescentes, com os resultados dos testes, foi como se eu estivesse exercendo literalmente a profissão de gestor de RH! E o aprendizado foi enorme, pois pude observar meu orientador explicar de modo diferente, para cada participante, o resultado da avaliação. Além de ser uma experiência profissional, foi uma experiência pessoal que mostrou não existir limites quando buscamos o que queremos ser”, concluí Taylon.

Iniciação Científica na FAEX

Com o objetivo de promover pesquisas sobre os focos científico, tecnológico e comunitário, visando a integração da faculdade com a comunidade local e regional, a FAEX tem apoiado o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica por professores e alunos da instituição. Através do NUPAC (Núcleo de Pesquisas Acadêmicas e Comunitárias) vários trabalhos estão em desenvolvimento. Alguns deles já foram apresentados em congressos e muitos artigos estão publicados nas edições da E-locução, revista científica da FAEX (http://faex.edu.br/revistas).