Aconteceu na FAEX o primeiro workshop sobre Acessibilidade

24/10/2017

“Acessibilidade, um conceito em evolução”. Essa foi a temática que norteou as palestras e os debates do primeiro workshop de Acessibilidade realizado na FAEX na última sexta-feira, 27 de outubro. O evento foi promovido pela AREA - Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Extrema em parceria com a coordenação do curso de Engenharia Civil da FAEX.

O evento iniciou com as saudações do Presidente da AREA, Euclydes Tiossi Filho, Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho.

Após as saudações tivemos um painel que apresentou aspectos conceituais a respeito da perícia como atividade do engenheiro e do arquiteto. Foi demonstrada a necessidade de especialização na área, independente da habilitação que o profissional possui adquirida em sua graduação.  O painel foi exposto pelo Engenheiro Civil Misael Cardoso Pinto Neto. Outro painel apresentado foi sobre como conceber um projeto acessível partindo do ponto de vista do usuário visando segurança, instalação e durabilidade dos produtos escolhidos, apresentado por Carlos Corrêa Lourenço, diretor da Kadima Acessibilidade.

Após os painéis aconteceu a palestra “Acessibilidade, um conceito em evolução”, apresentada pela arquiteta urbanista Vanessa Pacola. Vanessa falou sobre os aspectos práticos e teóricos da acessibilidade, demonstrando aspectos legais e falhas de projeto. A palestra encantou os alunos devido à riqueza do debate em torno do tema.

Após os painéis e palestras o evento foi encerrado com uma mesa redonda com discussão sobre a mudança na forma de conceber projetos e as preocupações envolvidas no momento da construção.