Consulta pública de Diploma comercial@faex.edu.br   (35) 3435-3988  

6 razões para você fazer uma Pós-Graduação

24/08/2020

Depois de passar longos anos estudando, avançando série a série até concluir o Ensino Médio, preparando-se com muita dedicação para um vestibular, estudando noites adentro, você é aprovado, cursa uma faculdade durante mais alguns anos e enfim, chega sua formatura! Um momento máximo em sua trajetória como estudante.

Depois disso tudo, a última coisa que você vai pensar é começar a estudar novamente, é dar início a um novo curso, que seria sua segunda graduação. Certo?

Errado! Aliás, bem errado.

E vamos explicar.

Nas últimas décadas, o mercado de trabalho, de forma geral, mudou consideravelmente quanto a fatores como competitividade por exemplo. Para se posicionar e desenvolver uma boa carreira profissional, as exigências são cada vez maiores e o nível de competividade é muito alto. Isso significa basicamente que, se você não apressar em se tornar cada vez mais capacitado e preparado para o mercado, alguém irá fazer isso em seu lugar.

Por isso separamos 6 principais motivos para você, que já possui uma graduação em alguma área, pensar, e pensar seriamente, em partir para uma segunda formação.

1) Quanto mais conhecimento, melhor

Não basta aprender e pronto. É necessário continuar aprendendo sempre. Num mundo em que as mudanças acontecem da noite para o dia, onde o avanço tecnológico é cada vez mais rápido, não dá pra ficar na janela vendo a banda passar. Conhecimento nunca é demais, e quanto mais bagagem intelectual você acumular, quanto mais experiência você tiver, o mercado o enxergará como uma pessoa que busca sempre se atualizar, renovar seus conhecimentos e, principalmente, como alguém que se prepara para todas as mudanças que acontecem o tempo todo.

2) Amplitude de atuação

Ser especialista em determinada área é ótimo, mas ser especialista em diversas áreas diferentes é melhor ainda. Porque, com mais conhecimentos, você imediatamente amplia sua área de atuação, aumentando dessa forma suas possibilidades de emprego e também de melhores salários. Ter mais de uma graduação não só enriquece seu currículo profissional, mas também possibilita uma infinidade maior de empregos disponíveis para você.

3) Salários

Assim como o aumento na sua área de atuação, ter uma 2ª graduação significa também ir de encontro a melhores salários, a planos de carreira que vão lhe proporcionar desenvolver melhor suas aptidões. Com um currículo maior, mais encorpado, suas chances de bons empregos e salários mais altos é uma consequência. E quem não quer ganhar mais afinal?

4) Desenvolvimento pessoal

Esse é um motivo muito importante. Isso porque é da natureza do ser humano a capacidade de aprender coisas novas. A cada novo ensinamento, automaticamente vamos nos desenvolvendo como pessoas em todos os sentidos. Um novo curso significa novas possibilidades, novos amigos e possivelmente novos contatos profissionais futuros. Ao escolher fazer uma 2ª graduação, você dá um importante passo rumo a inúmeras mudanças, entre elas, incríveis transformações que certamente irão acontecer em você e também em seu entorno.

5) Zona de Conforto

Você certamente já ouviu esse termo. E irá ouvir muitas vezes. A chamada “zona de conforto” é toda e qualquer situação em que nos encontramos que nos traz comodidade, que de certa forma facilita as coisas, quando achamos que tudo está OK. A chance de entrar em uma zona de conforto dessas é enorme, quase todos nós estamos ou já estivemos em uma. Fundamental é enxergar a situação e fugir dela o mais rápido possível! Porque a tal zona de conforto só irá estagnar seu crescimento profissional. É como se antes de uma corrida começar, você simplesmente encostasse seu carro na garagem e ficasse assistindo (porque já ganhou a corrida anterior). Mas a vida não é feita de uma única corrida, nem a gente, como ser humano, pode deixar se limitar simplesmente porque as coisas parecem que estão caminhando bem. É preciso ser inquieto o tempo todo, ser proativo, buscar sempre mais e demonstrar essa disposição em evoluir. O mercado de trabalho vê isso com ótimos olhos.

6) Custo x Benefício

Chegamos ao nosso último motivo. E, em tempos de crise econômica mundial, é um senhor motivo. Isso porque, para fazer uma 2ª graduação, você certamente irá investir menos dinheiro e também menos tempo. Na FAEX, por exemplo, alunos que ingressam em uma 2ª graduação conseguem descontos significativos nas mensalidades. Também eliminam algumas ou muitas disciplinas, o que diminui o tempo para se formar. Menos dinheiro investido em menos tempo é um excelente motivo, porque o retorno, em termos de possibilidades e salários, é rápido e certeiro.

Imagens