Aula Especial: “Negociação e Gestão de Conflitos”

01/05/2017

Em 28/04/2017 o Prof. Rubélio Mathias promoveu uma aula especial em sua disciplina “Negociação e Gestão de Conflitos” e recebeu como palestrante o Sr. Amilton Bertoni Alvarenga, aluno FAEX do 1º período do curso de Gestão de Recursos Humanos.

Segundo o Prof. Rubélio, a abertura desse espaço é essencial para que o aluno possa sentir-se como parte viva e atuante em nossa IES que tem como um de seus focos a valorização do indivíduo e cuja missão é desenvolver suas capacidades e habilidades visando a excelência do seu desempenho pessoal e profissional.

O Sr. Amilton presenteou seus colegas de classe ministrando a palestra intitulada “O caminho de um sonho: a vida não acaba por hoje!” e que estava diretamente relacionada ao tema “O conflito nas Organizações”, conteúdo programático da referida disciplina. O palestrante sensibilizou profundamente a todos ao introduzir o tema através do relato de sua linda história de vida e à medida que a narrava, ele brilhantemente fazia correlações com o conteúdo teórico da matéria até então estudada demonstrando enorme domínio não somente de si próprio, mas também da matéria propriamente dita.

Seu colega de classe, o Sr. Edvaldo Fernandes Banhos, teceu o seguinte comentário sobre este evento: “Quero agradecer ao Prof. Rubélio por nos presentear com a palestra conduzida nesta sexta, dia 28/04/2017, e agradecer ao nosso amigo e colega de classe, Amilton, pela palestra que nos trouxe grandes conhecimentos. Exemplos de vida fortes e verdadeiros nos foram apresentados fazendo com que a grande parte dos colegas de classe participasse de forma interativa. Com certeza esta palestra agregou muito aos nossos conhecimentos sobre a matéria e para mim, em particular, mostrou fortemente como um gestor deve se portar perante pequenos e grandes conflitos. Sr. Amilton, espero que haja outras oportunidades para que possa compartilhar conosco mais experiências. Parabéns!”

O aluno e colega de classe, Sr. Marcio José Souto, também fez questão de comentar: “Professor, eu gostaria aqui de externar minha satisfação quanto à sua forma de conduzir nossa disciplina, sempre solícito e com uma visão à frente para nos ensinar. Prova disso foi a palestra que nos proporcionou, ministrada pelo aluno Amilton Bertoni Alvarenga, com o tema “O caminho de um sonho: a vida não acaba por hoje!” e que, inclusive, foi muitíssimo bem ministrada, pois conseguiu envolver e emocionar toda a classe. Amilton, sua postura, simplicidade e determinação permitiram-no transformar uma palestra motivacional que normalmente é cansativa em algo extremamente gostoso de ouvir. Ao terminar senti que os colegas, assim como eu, estávamos ansiosos esperando por um pouco mais. Foi ótimo! Eu, particularmente, consegui refletir sobre meus planos, minhas ideias, pensar o que realmente quero para a minha vida acadêmica e profissional. Como aprendemos através desta disciplina Negociação e Gestão de Conflitos, "conflitos", de acordo com a visão interacionista, são essenciais para a nossa vida e para as organizações, desde que sejam bem administrados. Deixo aqui os meus parabéns ao colega Amilton por ter aceitado o desafio e, principalmente, por ministrar uma palestra requintada com tanta dedicação e emoção! Forte abraço, amigo!”

O Prof. Rubélio agradece ao Sr. Amilton por ter confiado e compartilhado o seu conhecimento com os colegas e aos demais alunos pela belíssima interação promovida.