Visita Técnica dos Alunos de Engenharia de Produção e de Controle Automação à Hidrelétrica de Itaipu

10/08/2017

No dia 10 de agosto, alunos de Engenharia de Produção e Controle e Automação viajaram à Foz de Iguaçu para fazerem visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu, com o acompanhamento da Profª Ms. Elena Guirado. Este importante acontecimento contou com a ajuda do Coordenador e Professor Ms. Rodrigo Otávio na organização do evento.

Na ocasião, a professora e os acadêmicos da FAEX tiveram a oportunidade de observar com grande interesse a megaconstrução da maior usina hidrelétrica do mundo em quantidade de produção de energia, uma das maravilhas da engenharia brasileira e um marco do desenvolvimento nacional. Na visita foram apresentados os aspectos importantes: Filme Institucional; Mirante; Vertedouros; Reservatório; Canal de Desvio; Visita a Barragem Principal; Visita ao Interior da Barragem; Sistemas Auxiliares de Iluminação; Estrutura da Casa de Máquinas e da Barragem Principal; Sistemas de Transmissão de Energia; Central de Operação e Controle; Cotas; Apresentação da Turbina 12; Sala de Controle Local de Turbinas. Assim, a visita técnica se constituiu, portanto, em uma importante atividade extraclasse, aos que tiveram a oportunidade de participar da mesma.

A professora e acadêmicos ainda tiveram a oportunidade de conhecer a bela cidade de Foz do Iguaçu e suas cataratas, e ainda passear pelo Paraguai e Argentina.

Segue depoimento da professora e de alguns alunos que participaram deste importante acontecimento:

“Esta visita técnica trouxe a oportunidade de contato direto dos alunos com a realidade técnica e administrativa no dia-a-dia em uma megaestrutura de engenharia. Além da observação da estrutura, houve a oportunidade de observar o uso e organização dos equipamentos de telecomunicações, de redes e de eletrônica e a parte administrativa da usina. O passeio pelas cataratas foi esplendoroso por tanta beleza, e ainda tivemos a oportunidade de conhecer o Paraguai e Argentina. Eventos como este que a FAEX proporciona aos seus alunos, não só enriquecem culturalmente, como também cria laços imensuráveis com os mesmos.” – Profª Elena

“Passeio sensacional, onde tivemos a oportunidade de conhecer uma das maiores fontes geradoras de energia elétrica do Brasil e Paraguai, e por trás de tudo existe o envolvimento de vários ramos da engenharia, conhecemos um pouco de suas aplicações na prática.” Iago Felipe – 9º semestre de Engenharia de Controle e Automação.

“A visita técnica nos proporcionou um grande conhecimento para compreender melhor o funcionamento da usina de Itaipu, visitamos as grandes instalações da usina hidrelétrica como as barragens, vertedouro com vista ao Rio Paraná, os  condutos que direcionam as águas para as turbinas e as salas de comando Central Brasileiro/Paraguai, durante a visita podemos esclarecer todas as nossas dúvidas, para compreender melhor essa grande obra, valeu muito a pena conhecer, foi um momento único que a  nossa querida Profª Elena nos proporcionou realizando essa viagem.” Marly Heloísa – 6º semestre de Engenharia de Produção

“Nessa viagem para Foz do Iguaçu com intenção de conhecer a usina de Itaipu que é uma usina hidrelétrica pertencente ao Brasil e ao Paraguai podemos ver seu funcionamento com aplicações de engenharia e conhecer um pouco da história dela além de prestigiar as belas paisagem ao seu redor, visitamos as cataratas do Iguaçu que é uma das sete maravilhas da natureza e aproveitamos para fazer algumas compras no Paraguai e comer a famosa picanha Argentina, tudo isso organizado por nossa professora e amiga Elena.” Vitor Hugo – 9º semestre de Engenharia de Controle e Automação.

“Tivemos a oportunidade de conhecer uma das maiores geradoras de energia do Brasil, que produz cerca de 20% da energia consumida em nosso país. Sua grandiosa estrutura que engrandece nosso olhar com a tecnologia empreendimento, sem contar da vista fantástica que temos ao aproximarmos da usina e de cima da barragem, que nos faz pensar em como o homem é capaz de criar grandes obras e com grande engenhosidade. Resumindo Itaipu é fantástica!” – Acássio Marques – 6º semestre de Engenharia de Produção.