Alunos FAEX conhecem a linha de produção da Pandurata Alimentos

20/05/2016

Na última semana, os alunos do terceiro período dos cursos de Engenharia de Produção e os alunos do terceiro, quinto e sétimo período de Engenharia de Controle e Automação tiveram a oportunidade de conhecer toda a linha de produção da Pandurata Alimentos, empresa que acopla as marcas Bauducco, Visconti, Tommy entre outras.

O foco desta visita foi conhecer o processo produtivo da empresa, as máquinas, os processos, as ferramentas de gestão e todo o contexto industrial da produção. Este tipo de atividade complementa a formação dos alunos, ajudando os a absorver melhor os conceitos teóricos vistos em sala, entendendo onde estes serão aplicados na empresa.

A visita proporcionou o entendimento de como funciona a automação dentro de uma indústria alimentícia. A empresa adota o sistema de qualidade e custos TPM que significa Total Productive Manegement em português, Manutenção Produtiva Total. TPM é um sistema desenvolvido no Japão a fim de eliminar perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e diminuir custos nas empresas com processos contínuos. A sigla TPM foi registrada pelo JIPM ("Instituto Japonês de Manutenção de Planta"). A letra "T", de "Total", significa o envolvimento de todos os empregados.

O grande destaque da dinâmica desta visita é que os alunos foram guiados não só pelos professores, mas por colaboradores da empresa que também são alunos FAEX, fator que permitiu um compartilhamento mais amistoso e interativo das informações. As visitas aconteceram entre quarta (18) e quinta (19), e os alunos foram acompanhados pela professora Andréa Leme, professor Arley Salvador e professor Flávio Corrêa.