Escritório de Assistência Jurídica à Comunidade

Parceria entre FAEX e TJMG

21/05/2019

Há quase três anos foi firmada uma parceria entre a Faculdade de Extrema e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, com a criação do CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania).

O CEJUSC é uma ferramenta inovadora, que consiste na solução de conflitos em que seja legalmente possível a realização de acordos, evitando com isso a instauração de processos judiciais, buscando sempre soluções entre as partes de maneira informal e totalmente gratuita.

O CEJUSC atualmente vem funcionando junto ao Fórum e nas dependências da FAEX (EAJAC).

A mencionada parceria proporciona aos alunos que realizam o estágio jurídico a oportunidade de vivenciar na prática as rotinas de um escritório de advocacia, bem como, participar de audiências reais, que antes só eram possíveis junto ao Fórum da cidade.

Importante, também, frisar que em razão do CEJUSC houve considerável diminuição do número de ações propostas, conforme demonstrativo de atendimentos junto ao EAJAC:

- 2016: 89 atendimentos entre consultas e orientações e 40 se converteram em processos;
- 2017: 104 atendimentos entre consultas e orientações e 41 se converteram em processos;
- 2018: 107 atendimentos entre consultas e orientações; 17 se converteram em processos e 18 conciliações pelo CEJUSC;
- 2019 (até 21/05): 52 atendimentos entre consultas e orientações; 06 se converteram em processos e 09 conciliações pelo CEJUSC.

A pacificação das relações interpessoais, onde as pessoas deixam de ser partes de um processo, para serem os protagonistas da solução dos seus próprios conflitos, tem gerado reflexos positivos, desafogando o judiciário e trazendo celeridade à solução dos conflitos.

A participação de nossos alunos junto ao CEJUSC complementa sua formação acadêmica, trazendo ao futuro operador de Direito a consciência de se buscar uma sociedade harmônica e fraterna, tendo o diálogo como primeiro instrumento de solução dos conflitos.