Palestra Indústria 4.0

Qualificação e conhecimento de ferramentas inovadoras - é isso que o mercado espera de você.

16/03/2017

Na última terça (14) e quarta-feira (15), a FAEX promoveu uma palestra especial sobre as demandas e desafios do novo cenário industrial, que é o da Indústria 4.0. A palestra trouxe uma reflexão para os alunos, onde a indagação é: O que as empresas inseridas neste contexto esperam do profissional?

O palestrante Felipe Tousand apresentou uma cronologia da evolução, que se iniciou com a revolução industrial e terminou com a imersão nos dias de hoje, onde a indústria tem que ser tão rápida e dinâmica quanto os anseios da sociedade.

Felipe trouxe vários exemplos e reflexões para que os alunos possam perceber que, hoje, o profissional precisa estar atento para que toda estratégia empresarial bem-sucedida no mercado deve estar alinhada com as mais novas tecnologias e inovações. Tecnologias e inovações que, principalmente, giram em torno do conceito IOT ou a Internet das Coisas, do inglês, Internet of Things. É uma revolução tecnológica a fim de conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia (como aparelhos eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte, etc.).

Após contextualizar toda evolução latente no mercado, o palestrante provocou a reflexão de como o profissional deve se qualificar para ter lugar nesse novo cenário. Além da qualificação acadêmica, valorizar o networking e ter domínio do inglês, essa velocidade exige muito dos sistemas de gestão que regem as grandes indústrias e destacou o sistema SAP, que é uma abreviação de Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung, em alemão, e quer dizer “Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados”.  SAP é um software ERP perfeitamente integrado.

Os cursos que participaram das palestras foram: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Gestão da Produção Industrial, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Mecatrônica.