Tecnólogos têm boas oportunidades no mercado de trabalho

15/05/2012

A cada dia, o profissional formado em cursos tecnológicos ganha mais espaço e visibilidade no mercado de trabalho. Uma pesquisa da  Fundação Getúlio Vargas apontou ganhos salariais de até 24% e aumento de 48,2% no índice de empregabilidade dos profissionais com esse tipo de formação.

Para chegar a esses percentuais, o Centro de Políticas Sociais da FGV avaliou resultados coletados entre os anos de 2002 e 2011. De acordo com os pesquisadores, o curso tecnológico é  o caminho mais rápido e eficaz para o país resolver o que chama de “apagão de mão de obra”.  Opinião que é compartilhada pelos diretores industriais da região. De acordo com Fábio Takanohashi, diretor industrial da empresa Unicoba, os tecnólogos estão fazendo a diferença dentro das organizações. “Temos contratado diversos profissionais com este tipo de formação que trazem para a empresa além de conhecimento técnico uma visão de gestão bastante interessante”.

Para os alunos dos cursos tecnológicos, o momento é de estudar e aproveitar as oportunidades de trabalho que o mercado vem oferecendo. Muitos deles  já comemoram a conquista de uma vaga na área em que ainda estão estudando. Anderson Ferraz, aluno do 3º período do curso tecnológico em Logistica, é um exemplo. “Recebi uma promoção na minha empresa quando tinha apenas 1 semestre de faculdade concluído. Sai da produção, do ‘chão de fábrica’  para atuar na área administrativa como analista de PCP”, comenta.

O profissional:

O tecnólogo é um profissional de nível superior que tem habilidades e competências específicas e requeridas pelas organizações. Ele tem se destacado no novo cenário empresarial, pois é capaz de desenvolver sistemas de gestão eficientes, focados em determinadas áreas industriais, como produção e qualidade.

Na FAEX:

Nos cursos tecnológicos da FAEX, o estudo é dinâmico, focado  em áreas de atuação especificas, com duração de 02 ou 3 anos. As aulas são ministradas por professores titulados e reconhecidos pela atuação no mercado de trabalho, o que possibilita uma integração dos conceitos teóricos com a prática do dia a dia da profissão.