Consulta pública de Diploma comercial@faex.edu.br   (35) 3435-3988  

Professor da FAEX é notícia em jornal da Unicamp

03/04/2012

Boa parte dos equipamentos médicos é hoje controlada por softwares. Falhas ou defeitos nesses softwares podem dar origem a problemas de funcionamento, acarretando, em consequência, a possibilidade de danos ao paciente ou até sua morte.

O cientista da computação e professor da FAEX Carlos Alessandro Bassi Viviani acredita que essas ocorrências possam ser minimizadas com a criação de uma metodologia de testes focada no software desses equipamentos e no seu funcionamento como um todo.

Essa metodologia serviria como base para a criação de uma norma compulsória, do Ministério da Saúde ou da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que garantiria que todos os equipamentos médicos controlados por software viessem a passar por testes mais rigorosos para validá-los, de forma a reduzir a índices aceitáveis problemas que possam acometer pacientes e operadores. Com esse objetivo, o professor Carlos desenvolveu uma dissertação de mestrado em que apresenta uma “Proposta de metodologia para verificação de software de equipamentos eletromédicos”, assim genericamente denominados os utilizados na área médica.

A pesquisa assume importância particularmente significativa diante da constatação de que não existe uma norma específica que tenha o software como foco principal de avaliação de equipamentos eletromédicos.

Uma reportagem sobre o trabalho foi publicada no Jornal da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, instituição que é referência nacional na área de pesquisa em saúde e inovação, pela qual o professor concluiu o seu mestrado. A repercussão da pesquisa comprova a importância do tema para área de tecnologia. A FAEX parabeniza o professor e sente-se honrada em ter em seu corpo docente professores que colaboram com o desenvolvimento da sociedade através de suas pesquisas científicas.

Imagens