Estudantes de RH promovem treinamentos para a população

10/12/2013

Orientadas pelo Prof. Ms. Diego Vinicius da Silva, estudantes do curso de RH ministraram, durante o mês de novembro,  diversos treinamentos para aqueles que estão a procura de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. O palco destes encontros foi o Balcão de Empregos de Cambuí.  A ação faz parte da disciplina Planejamento de Recursos Humanos, ministrada pelo professor, no curso Superior Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos da FAEX.

No dia 07 de novembro de 2013, as alunas Gislene de Souza, Poliana Rodrigues de Messias e Camila de Freitas Gomes estiveram no Balcão de Empregos para realizar um treinamento sobre elaboração de currículos e educação financeira. Depois de algumas explicações dadas pelas alunas, o público participante já estava animado para fazer modificações nos currículos pessoais.  Segundo as alunas, a elaboração das palestras e os treinamentos na prática trouxeram experiências que jamais seriam assimiladas somente em sala de aula. “Foi uma experiência incrível onde nos sentimos verdadeiras profissionais de RH. Fomos tão bem recebidas que conseguimos desenvolver uma palestra incrível, com maturidade e confiança”, comentam.

Já no dia  08 de novembro de 2013, as alunas Amanda Evangelista Silva, Gislaine Carvalho de Oliveira, Laís Aparecida Morbidelli Oliveira, Tânia Miriam Merces Pires do Nascimento e Tayane Marques Leite estiveram no Balcão de Empregos para realizar um treinamento sobre marketing pessoal. A intervenção aconteceu através de uma palestra explicando a maneira mais correta de cada candidato se portar em uma entrevista.

O projeto foi encerrado no dia  22 de novembro, quando os estudantes  Adriano Rodrigues da Silva, Aline Pereira Silva Vieira, Amanda Ramos de Azevedo, Claudio Luiz Figueiredo dos Reis e Pamela Gomes Mendes realizaram, na FAEX, um treinamento para os profissionais do Balcão de Empregos sobre o tema Recrutamento e Seleção. Esta ação teve o objetivo de orientar os colaboradores do Balcão de Empregos da cidade de Cambuí quanto as melhores técnicas a serem usadas no dia a dia de trabalho.

“Os colaboradores do balcão de emprego se mostraram receptivos com as questões, fazendo muitas observações e questionamentos sobre os temas apresentados. Os alunos instrutores deram muitas dicas e tiraram dúvidas sobre os temas. Tudo transcorreu de forma espontânea, porém sem deixar de ser um treinamento criterioso ou fugir dos temas abordados”, comenta o professor orientador Diego Vinicius.

Para os estudantes,  através do  projeto foi possível desenvolver a prática acerca dos conhecimentos adquiridos em momentos anteriores, em outras disciplinas do curso de Gestão de Recursos Humanos. “Foi uma experiência valiosa que ampliou nosso campo de visão profissional através  de vivências com problemas e situações reais que poderão estar presentes em nosso dia a dia como profissionais. Nossa avaliação é otimista e muito positiva perante o método desenvolvido nesta disciplina e sugerimos que mais projetos como estes sejam desenvolvidos, em turmas posteriores, para um aprendizado mais enriquecedor das vivências de Recursos Humanos”.