Professores da FAEX apresentam trabalho em Seminário Nacional

24/02/2012

Com o tema "Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades", a sétima edição do Seminário Nacional do Centro de Memória-Unicamp reuniu cerca de 500 pesquisadores de diferentes instituições do país que participaram de conferências, debates, grupos de trabalho, sessão de pôsteres, apresentações culturais e feira de livros. A FAEX esteve representada pelos professores Daniel Amaro C. de Medeiros e Marcello T. Franceschi que apresentaram texto de pesquisa em andamento titulado A CIDADE, A MEMÓRIA E A ARQUITETURA ESCOLAR.

De acordo com os professores, a pesquisa em andamento foca dois grupos escolares de Bragança Paulista, o Grupo Dr. Jorge Tibiriçá, criado em 1906 e tombado pelo CONDEPHAC em 2002, e o Grupo José Guilherme, criado em 1920 e em processo de tombamento desde 2007. A partir do cotejo das respectivas histórias desses grupos, eles pretendem pesquisar as percepções registradas em fontes primárias que se tem do entrecruzamento da arquitetura escolar com as memórias e histórias locais, relativas às primeiras duas décadas do século XX. Pretendem também identificar as visões de mundo que orientaram os projetos e a construção desses grupos no espaço urbano e analisar se tais visões ancoraram as iniciativas de tombamento dos mesmos.

Para alcançar os objetivos, os professores estão realizando uma revisão bibliográfica sobre o tema e uma pesquisa de fontes documentais primárias (jornais, almanaques, anuários, documentos escolares, fotografias, processos de tombamento do CONDEPHAC), considerando as contribuições teóricas, dentre outras, de Walter Benjamin, Viñao Frago, Peter Gay e Le Goff.

O professor Daniel Medeiros é professor em tempo integral da FAEX, assessor da Diretoria Acadêmica e bolsista pela CAPES no mestrado em Educação. O professor Marcello Franceschi também é professor da FAEX e mestrando em Educação.