Fazer com que os participantes tenham melhor desempenho no empreendedorismo , maior segurança na tomada de decisões, ampliação da visão de oportunidades e, consequentemente, aumento das chances de sucesso empresarial é o grande objetivo do EMPRETEC – treinamento desenvolvido com uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento das características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios.
No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae e já capacitou cerca de 215 mil pessoas, em 9.100 turmas distribuídas pelos 27 Estados da Federação. Todo ano, o Empretec capacita em torno de 10 mil participantes selecionados através de um criterioso processo.
O aluno do 8º período do curso de Administração da FAEX – Paulo Lima, foi um dos selecionados para o EMPRETEC 2015. Estudante dedicado e comerciante na cidade de Extrema, Paulo nos conta como foi o participar do processo na entrevista abaixo:
FAEX: Paulo, o que lhe incentivou a participar do programa?
O curso de Administração de Empresas da FAEX me encorajou a aplicar uma gestão mais profissional em minha empresa, devido as ferramentas aprendidas e diversos trabalhos feitos em sala de aula, onde temos a chance de testar, treinar e receber avaliação dos professores. Toda a vivência no curso me incentivou também a buscar atividades extras, relacionadas à prática empresarial e, assim, comecei a participar da ACIEX (Associação Comercial de Extrema). Lá descobri o Empretec, através de um consultor do Sebrae.
Como foram as etapas de seleção/ participação?
Através de uma conversa com o consultor do Sebrae fui indicado como um possível participante do Empretec devido a minha atividade comercial e interesse no treinamento.
A seleção começou no preenchimento da uma ficha de inscrição pela qual respondi diversas perguntas pessoais e outras relativas à visão empreendedora. Na fase seguinte, aconteceu uma entrevista presencial no ponto de atendimento do Sebrae de Pouso Alegre, com caráter de avaliação comportamental e de nível de experiências empreendedoras. Ao final, a entrevistadora que veio de Belo Horizonte relatou que meu perfil foi aprovado, mesmo com minha pouco idade, e que estou no momento certo de realizar o treinamento – que só pode ser feito uma única vez na vida.
O que você espera obter nesse programa?
Espero obter uma experiência diferenciada sobre a figura do empreendedor, pois serão seis dias distante de tudo, da faculdade, do meu negócio e da minha família. Pretendo certificar que estou no caminho certo, descobrir o que posso melhorar e potencializar em meu comportamento pessoal e profissional para alavancar a performance da minha equipe e, assim, obter um crescimento saudável.
Você pensa em continuar na vida de empreendedor?
Sim, atuo no comércio há 6 anos e tenho aperfeiçoado cada vez mais a forma de tomada de decisão e visão de negócio. Ser empreendedor sem dúvida é uma arte, mas que pode ser bem melhor executada se houver conhecimento técnico aplicado, conhecimento que busquei na faculdade de administração e neste treinamento do Sebrae.
O Empretec
Segundo pesquisa do Sebrae, feita com 1.343 empresários que fizeram Empretec, no ano de 2014, 75,4% dos entrevistados confirmaram o aumento do lucro mensal após a participação no seminário, 91,8% disseram que o Empretec contribuiu para um melhor conhecimento sobre o estabelecimento e/ou atualização de metas, planos e projetos e 84,9% para a identificação de novas oportunidades.