Psicologia


O Curso de Psicologia

Formar psicólogos que apreendam a diversidade teórico-metodológica na Psicologia e façam um exame crítico dos diferentes sistemas explicativos pesquisando formas de atualização e produção do conhecimento nas áreas de ênfases: clinica, saúde, educação, pesquisa e trabalho.

Proporcionar a formação em ética de modo transversal, isto é, no conjunto das atividades do curso de Psicologia: estimulando a reflexão sobre a conduta ética enquanto atributo cotidiano implementado no plano das relações humanas bem como nas práticas profissionais e de produção do conhecimento.
Proporcionar uma formação generalista em Psicologia baseada em ênfases curriculares e atividades estágios básicos e profissionais.
Oferecer sólida formação teórica e prática ao longo de todo o percurso da formação discente.
Ofertar atividades curriculares inovadoras estimulando o debate nas áreas da ciência e da profissão e sobre modalidades de intervenção emergentes ou não convencionais.
Oferecer aos discentes atividades que garantam uma formação interdisciplinar, articulando conteúdos de áreas vinculadas à formação em Psicologia, incluindo críticas à Psicologia, e que favoreçam o diálogo com outras profissões.
Qualificar para a reflexão e a intervenção critica nos diversos contextos de inserção profissional: informações sobre a realidade social do país, as demandas de serviços psicológicos e sobre as políticas públicas.
Formar profissionais que se insiram nas instituições sociais, escolas, hospitais, universidades, Fóruns, Clínicas, empresas dentre outras: organização de um modelo pedagógico capaz de adaptar-se à dinâmica das demandas da sociedade, em que a graduação passa a constituir-se numa etapa de formação inicial no processo contínuo de educação permanente.
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  • BACHARELADO EM PSICOLOGIA

Conceito Nota 4

Curso de Psicologia autorizado com nota 4 pelo MEC.

O Curso de Bacharelado em Psicologia da FAEX é composto por um total de 10 semestres e entre esses, disciplinas do Núcleo Comum e do Núcleo Específico, bem como estágios supervisionados nas diversas áreas atuantes da Psicologia, visando formar profissionais de excelente qualidade, capacitados para atuar como Psicólogo.

Conheça os descontos e befícios: simule sua mensalidade!

COORDENADORA:

Profa. Ms. Claudia Cobêro
E-mail: psicologia@faex.edu.br
Regime de trabalho: Parcial

O Projeto Pedagógico está à disposição na Biblioteca, bem como o Regimento Geral da FAEX.

  • chevron_rightPor quê na FAEX?
    O curso de Psicologia da FAEX conta com Mestres e Doutores; laboratório de anatomia completo e de última geração; Salas de Observação com equipamentos de alta tecnologia; laboratório de Avaliação Psicológica munido de Testes Psicológicos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia; Laboratório Experimental com Software Sniff; amplo acervo com livros atualizados e obras clássicas da área da Psicologia, além de sua Matriz Curricular dotada de disciplinas e estágios para a formação qualificada da mão de obra do Psicólogo. Possui ainda parceria com a Prefeitura Municipal de Extrema para os estágios nas escolas, PSFs e outros órgãos.
  • chevron_rightObjetivo do Curso
    Formar psicólogos que apreendam a diversidade teórico-metodológica na Psicologia e façam um exame crítico dos diferentes sistemas explicativos pesquisando formas de atualização e produção do conhecimento nas áreas de ênfases: clinica, saúde, educação, pesquisa e trabalho.

    Proporcionar a formação em ética de modo transversal, isto é, no conjunto das atividades do curso de Psicologia: estimulando a reflexão sobre a conduta ética enquanto atributo cotidiano implementado no plano das relações humanas bem como nas práticas profissionais e de produção do conhecimento.
    Proporcionar uma formação generalista em Psicologia baseada em ênfases curriculares e atividades estágios básicos e profissionais.
    Oferecer sólida formação teórica e prática ao longo de todo o percurso da formação discente.
    Ofertar atividades curriculares inovadoras estimulando o debate nas áreas da ciência e da profissão e sobre modalidades de intervenção emergentes ou não convencionais.
    Oferecer aos discentes atividades que garantam uma formação interdisciplinar, articulando conteúdos de áreas vinculadas à formação em Psicologia, incluindo críticas à Psicologia, e que favoreçam o diálogo com outras profissões.
    Qualificar para a reflexão e a intervenção critica nos diversos contextos de inserção profissional: informações sobre a realidade social do país, as demandas de serviços psicológicos e sobre as políticas públicas.
    Formar profissionais que se insiram nas instituições sociais, escolas, hospitais, universidades, Fóruns, Clínicas, empresas dentre outras: organização de um modelo pedagógico capaz de adaptar-se à dinâmica das demandas da sociedade, em que a graduação passa a constituir-se numa etapa de formação inicial no processo contínuo de educação permanente.
  • chevron_rightÁrea de Atuação
    O psicólogo pode atuar em diversas áreas, mas as principais são:

    - Psicologia Clínica
    - Psicologia Escolar
    - Psicologia Organizacional
    - Psicologia Jurídica
    - Psicologia Hospitalar
    - Psicologia do Esporte
    - Psicologia do Trânsito
  • chevron_rightPúblico Alvo
    O profissional a ser formado em Psicologia pela FAEX deverá ter capacidade para atuar no mercado competitivo privado e público, em âmbito nacional e internacional, e no ambiente industrial, adotando uma postura ética, consciente de sua função social e de sua responsabilidade civil, aplicando os embasamentos teóricos e práticos consoantes os Princípios Fundamentais da Ciência Psicológica, de forma a contribuir para a paz social, a qualidade de vida e o desenvolvimento das instituições que contenham em seu quadro Psicólogos.

Matriz Curricular

  • chevron_right1º Período
    Anatomia Básica
    Atividades Complementares I
    Atividades Complementares I
    História da Psicologia
    Metodologia da Pesquisa em Psicologia
    Processos Psicológicos Básicos
    Psicologia e Filosofia
  • chevron_right2º Período
    Atividades Complementares II
    Leitura de produção de Textos
    Neuroanatomia e Fisiologia
    Psicologia do Desenvolvimento I
    Psicologia Social
    Sociologia Geral
    Técnicas de Observação
  • chevron_right3º Período
    Atividades Complementares III
    Estágio Supervisionado Básico em Psicologia do Desenvolvimento
    Estágio Supervisionado Básico em Técnicas de Observação
    Métodos Quantitativos e Análise de Dados
    Psicologia do Desenvolvimento II
    Psicologia Escolar e Educacional
    Teorias da Personalidade
  • chevron_right4º Período
    Atividades Complementares IV
    Ética Profissional
    Dificuldades no Processo Ensino-aprendizagem
    Estágio Supervisionado Básico em Psicologia Institucional
    Neurociência e Processos Cognitivos
    Psicologia Social Comunitária e Institucional
    Psicopatologia Geral
  • chevron_right5º Período
    Atividades Complementares V
    Estágio Supervisionado Básico em Psicologia Escolar
    Gestão Ambiental
    Processos Grupais
    Psicologia do Trabalho e das Organizações I
    Psicologia Educacional: Prevenção e Orientação
    Técnicas de Avaliação Psicológica I
  • chevron_right6º Período
    Atividades Complementares VI
    Estágio Sup. Bás. em Psicologia do Trab. e das Organizações
    Psicologia do Trabalho e das Organizações II
    Técnicas de Avaliação Psicológica II
    Teoria Cognitivo Comportamental
    Teoria Fenomenológico-existencial
    Teorias Psicanalíticas
  • chevron_right7º Período
    Atividades Complementares VII
    Estágio Supervisionado em Psicologia Hospitalar
    Psicologia Hospitalar
    Psicoterapia Breve
    Psicoterapia Cognitivo-comportamental
    Psicoterapia Humanista
    Psicoterapia Psicanalítica
  • chevron_right8º Período
    Atividades Complementares VIII
    Estágio Supervisionado Específico em Psicodiagnóstico
    Orientação Profissional
    Psicodiagnóstico
    Psicofarmacologia
    Psicoterapia da Infância e da Adolescência
  • chevron_right9º Período
    Estágio Supervisionado em Orientação Profissional
    Estágio Supervisionado Específico I em área opção I
    Estágio Supervisionado Específico I em área opção II
    Optativa I
    Trabalho de Conclusão de Curso I
  • chevron_right10º Período
    Estágio Supervisionado Específico II em área opção I
    Estágio Supervisionado Específico II em área opção II
    LIBRAS
    Optativa II
    Psicologia Jurídica
    Trabalho de Conclusão de Curso II

Coordenador

Claudia Cobêro

Corpo Docente

Claudia Cobêro

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O Curso

Formar psicólogos que apreendam a diversidade teórico-metodológica na Psicologia e façam um exame crítico dos diferentes sistemas explicativos pesquisando formas de atualização e produção do conhecimento nas áreas de ênfases: clinica, saúde, educação, pesquisa e trabalho.

Proporcionar a formação em ética de modo transversal, isto é, no conjunto das atividades do curso de Psicologia: estimulando a reflexão sobre a conduta ética enquanto atributo cotidiano implementado no plano das relações humanas bem como nas práticas profissionais e de produção do conhecimento.
Proporcionar uma formação generalista em Psicologia baseada em ênfases curriculares e atividades estágios básicos e profissionais.
Oferecer sólida formação teórica e prática ao longo de todo o percurso da formação discente.
Ofertar atividades curriculares inovadoras estimulando o debate nas áreas da ciência e da profissão e sobre modalidades de intervenção emergentes ou não convencionais.
Oferecer aos discentes atividades que garantam uma formação interdisciplinar, articulando conteúdos de áreas vinculadas à formação em Psicologia, incluindo críticas à Psicologia, e que favoreçam o diálogo com outras profissões.
Qualificar para a reflexão e a intervenção critica nos diversos contextos de inserção profissional: informações sobre a realidade social do país, as demandas de serviços psicológicos e sobre as políticas públicas.
Formar profissionais que se insiram nas instituições sociais, escolas, hospitais, universidades, Fóruns, Clínicas, empresas dentre outras: organização de um modelo pedagógico capaz de adaptar-se à dinâmica das demandas da sociedade, em que a graduação passa a constituir-se numa etapa de formação inicial no processo contínuo de educação permanente.
  • chevron_rightObjetivo do Curso
    Formar psicólogos que apreendam a diversidade teórico-metodológica na Psicologia e façam um exame crítico dos diferentes sistemas explicativos pesquisando formas de atualização e produção do conhecimento nas áreas de ênfases: clinica, saúde, educação, pesquisa e trabalho.

    Proporcionar a formação em ética de modo transversal, isto é, no conjunto das atividades do curso de Psicologia: estimulando a reflexão sobre a conduta ética enquanto atributo cotidiano implementado no plano das relações humanas bem como nas práticas profissionais e de produção do conhecimento.
    Proporcionar uma formação generalista em Psicologia baseada em ênfases curriculares e atividades estágios básicos e profissionais.
    Oferecer sólida formação teórica e prática ao longo de todo o percurso da formação discente.
    Ofertar atividades curriculares inovadoras estimulando o debate nas áreas da ciência e da profissão e sobre modalidades de intervenção emergentes ou não convencionais.
    Oferecer aos discentes atividades que garantam uma formação interdisciplinar, articulando conteúdos de áreas vinculadas à formação em Psicologia, incluindo críticas à Psicologia, e que favoreçam o diálogo com outras profissões.
    Qualificar para a reflexão e a intervenção critica nos diversos contextos de inserção profissional: informações sobre a realidade social do país, as demandas de serviços psicológicos e sobre as políticas públicas.
    Formar profissionais que se insiram nas instituições sociais, escolas, hospitais, universidades, Fóruns, Clínicas, empresas dentre outras: organização de um modelo pedagógico capaz de adaptar-se à dinâmica das demandas da sociedade, em que a graduação passa a constituir-se numa etapa de formação inicial no processo contínuo de educação permanente.
  • chevron_rightÁrea de Atuação
    O psicólogo pode atuar em diversas áreas, mas as principais são:

    - Psicologia Clínica
    - Psicologia Escolar
    - Psicologia Organizacional
    - Psicologia Jurídica
    - Psicologia Hospitalar
    - Psicologia do Esporte
    - Psicologia do Trânsito
  • chevron_rightPúblico Alvo
    O profissional a ser formado em Psicologia pela FAEX deverá ter capacidade para atuar no mercado competitivo privado e público, em âmbito nacional e internacional, e no ambiente industrial, adotando uma postura ética, consciente de sua função social e de sua responsabilidade civil, aplicando os embasamentos teóricos e práticos consoantes os Princípios Fundamentais da Ciência Psicológica, de forma a contribuir para a paz social, a qualidade de vida e o desenvolvimento das instituições que contenham em seu quadro Psicólogos.

Matriz Curricular

    • chevron_right1º Período
      Anatomia Básica
      Atividades Complementares I
      Atividades Complementares I
      História da Psicologia
      Metodologia da Pesquisa em Psicologia
      Processos Psicológicos Básicos
      Psicologia e Filosofia
    • chevron_right2º Período
      Atividades Complementares II
      Leitura de produção de Textos
      Neuroanatomia e Fisiologia
      Psicologia do Desenvolvimento I
      Psicologia Social
      Sociologia Geral
      Técnicas de Observação
    • chevron_right3º Período
      Atividades Complementares III
      Estágio Supervisionado Básico em Psicologia do Desenvolvimento
      Estágio Supervisionado Básico em Técnicas de Observação
      Métodos Quantitativos e Análise de Dados
      Psicologia do Desenvolvimento II
      Psicologia Escolar e Educacional
      Teorias da Personalidade
    • chevron_right4º Período
      Atividades Complementares IV
      Ética Profissional
      Dificuldades no Processo Ensino-aprendizagem
      Estágio Supervisionado Básico em Psicologia Institucional
      Neurociência e Processos Cognitivos
      Psicologia Social Comunitária e Institucional
      Psicopatologia Geral
    • chevron_right5º Período
      Atividades Complementares V
      Estágio Supervisionado Básico em Psicologia Escolar
      Gestão Ambiental
      Processos Grupais
      Psicologia do Trabalho e das Organizações I
      Psicologia Educacional: Prevenção e Orientação
      Técnicas de Avaliação Psicológica I
    • chevron_right6º Período
      Atividades Complementares VI
      Estágio Sup. Bás. em Psicologia do Trab. e das Organizações
      Psicologia do Trabalho e das Organizações II
      Técnicas de Avaliação Psicológica II
      Teoria Cognitivo Comportamental
      Teoria Fenomenológico-existencial
      Teorias Psicanalíticas
    • chevron_right7º Período
      Atividades Complementares VII
      Estágio Supervisionado em Psicologia Hospitalar
      Psicologia Hospitalar
      Psicoterapia Breve
      Psicoterapia Cognitivo-comportamental
      Psicoterapia Humanista
      Psicoterapia Psicanalítica
    • chevron_right8º Período
      Atividades Complementares VIII
      Estágio Supervisionado Específico em Psicodiagnóstico
      Orientação Profissional
      Psicodiagnóstico
      Psicofarmacologia
      Psicoterapia da Infância e da Adolescência
    • chevron_right9º Período
      Estágio Supervisionado em Orientação Profissional
      Estágio Supervisionado Específico I em área opção I
      Estágio Supervisionado Específico I em área opção II
      Optativa I
      Trabalho de Conclusão de Curso I
    • chevron_right10º Período
      Estágio Supervisionado Específico II em área opção I
      Estágio Supervisionado Específico II em área opção II
      LIBRAS
      Optativa II
      Psicologia Jurídica
      Trabalho de Conclusão de Curso II

Coordenador

Claudia Cobêro

Corpo Docente

Claudia Cobêro