Desde que foi criada, há 20 anos, muita coisa mudou! A FAEX ganhou sede própria que já triplicou de tamanho, construiu modernos laboratórios, conquistou um corpo docente qualificado, formado em sua maioria por mestres e doutores, colocou mais de 10000 profissionais no mercado e conquistou milhares de alunos, razão de existir da instituição. Criamos essa linha do tempo para que todos conheçam nossa história, desde a aula inaugural em 2002 até os dias atuais. clique aqui e veja do inicio.
O Vestibular 2020 da FAEX aconteceu na tarde domingo, 27 de outubro, e foi realizado, pela primeira vez, em duas cidades de forma simultânea: Extrema e Cambuí. Reunindo estudantes de diversas cidades da região, o vestibular abre as portas da faculdade para centenas de alunos que passarão a frequentar um dos 12 cursos de graduação oferecidos pela FAEX em 2020.
Através do Trote Solidário deste ano, novos alunos e veteranos se mobilizaram para arrecadar brinquedos em outubro e o resultado da iniciativa foi a alegria de centenas de crianças do CRIE (Centro de Integração Especial).
Alunos, professores e a coordenadora do curso de Engenharia Civil da FAEX estiveram participando no último final de semana (27, 28 e 29 de setembro) da 1ª Feira de Imóveis e Negócios de Extrema. O evento contou com stands de construtoras e imobiliárias.
O evento, que marca o fim de uma etapa e o início de uma nova jornada profissional, foi acompanhado por familiares, professores e coordenadores. Colaram grau alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) alunos da primeira turma do curso de Técnico em Enfermagem.
Em um grande evento promovido pela subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Extrema, quatro alunos de Direito, recém-formados pela FAEX, receberam suas carteiras profissionais. A vitória pessoal deles é enorme, considerando que o exame da Ordem dos Advogados é considerado um dos mais difíceis do país, com índice de reprovação em torno de 80%.
Nossos alunos foram surpreendidos com um novo espaço destinado a eles na FAEX. Uma área de convivência, montada especialmente para oferecer a eles um local tranquilo, aconchegante e confortável, onde possam relaxar, estudar, conversar, jogar, etc. O espaço conta com cadeiras e mesas despojadas, além de pufs espalhados pelo local.
Na manhã do dia 17 de agosto, alunos do curso de Engenharia Civil (2º ao 10º período) da FAEX participaram de uma visita técnica ao bairro da Fazenda do Matão, onde está sendo construído o Extrema Business Park, um dos maiores complexos industriais da região.
A Feira das Profissões de Cambuí de 2019, em sua terceira edição, trouxe o tema “Ideias para o futuro”. Com esse contexto, a FAEX (Faculdade de Extrema) foi um dos principais destaques do evento deste ano, apresentando um stand criativo e muito moderno.
Na noite do dia 05/06, tivemos o ADSHOW nas instalações do prédio C da FAEX. Um verdadeiro SHOW dos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas! Todos os períodos participaram e realmente encantaram com seus projetos. O trabalho tem como objetivo colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula.
No dia 17 de abril, os colaboradores da FAEX participaram de um Workshop, com almoço e Coffee Break proporcionados pela faculdade, os colaboradores passaram por palestra motivacional e de aperfeiçoamento profissional. Os envolvidos puderam adquirir os ensinamentos passados pelos palestrantes que visavam o aprimoramento no atendimento ao estudante, e também a mudança na perspectiva da rotina de trabalho.
No início do mês, recebemos avaliadores do MEC para comprovar nossa qualidade de ensino em EaD. E não tinha como ser diferente: nota máxima! Essa vitória faz parte de uma nova fase da nossa faculdade.
O estágio faz parte da parceria fechada entre a FAEX/CEMPRE. A parceria é uma mão de via dupla, pois os alunos tem oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e o hospital recebe mão de obra para ajudar na assistência aos pacientes e nos processos de trabalho.
O curso de Engenharia Civil na FAEX recebeu nota 4, em uma escala que varia de 1 a 5. Essa nota representa toda a luta dos alunos, professores e colaboradores.
Os alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Mecatrônica fizeram parte do primeiro time de automação e robótica da FAEX.
Começando o curso em 2014, os primeiros alunos que confiaram no curso de Engenharia Civil na FAEX foram reconhecidos em sua colação de grau, a primeira da história da faculdade. Para um dia tão especial, o evento aconteceu no Cine Teatro, no dia 16 de fevereiro.
Celso Cassalho, melhor aluno da 9ª turma de Direito da FAEX teve sua placa de homenagem com um detalhe diferente das últimas vezes: a placa estava escrita em Braille. Com deficiência visual, Celso superou os obstáculos e com mérito conquistou seu maior objetivo. Alunos como ele representam a FAEX. Sua força de vontade, simpatia pelos corredores e destaque em sua área faz com que todos se sintam orgulhosos de fazer parte desta faculdade.
No dia 18 de fevereiro, os alunos da FAEX foram recepcionados com muita alegria e festa. Em seu primeiro dia, os calouros viram algumas atividades serem realizadas, como apresentação circense, karaokê, show e até gincana para confraternização no prédio onde estudam. Ao final dos eventos, os alunos foram recepcionados pelos professores em suas salas de aula.
O vestibular para o ano de 2019 foi realizado no dia 25 de novembro de 2018, o vestibular foi um sucesso e contou com centenas de candidatos na expectativa de conquistar uma vaga em um dos 12 cursos de nível superior ofertados pela faculdade e, futuramente, o tão sonhado diploma de nível superior!
No dia 29 de outubro foi realizada a 3ª feira de profissões da FAEX. A feira é voltada para os alunos do 3º ano do ensino médio das escolas da região e tem como objetivo promover o conhecimento das profissões e motivá-lo a ter um futuro melhor.
Nos dias 23 e 24 de outubro tivemos a 8º FETEF. A feira que foi realizada pelo seu oitavo ano seguido. E esse ano muitas novidades foram acrescentadas, incluindo stand’s de empresas de grande renome na região como: Multilaser, Hutchinson, Bolder Marketing Digital, Bye Bye Paper, It’s 4, Dello, Barry Calebaut, Aubicon e Ball.
No dia 19 de setembro, os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis participaram de um debate em homenagem ao dia do administrador e do dia contador, que foi realizado no Espaço Pururuca. No evento, os alunos puderam fazer perguntas a um dos debatedores com comentário de um dos outros ao final de todas as apresentações, gerando discussão sobre diversos temas envolvendo Administração e Ciência Contábeis.
Nos dias 12,13 e 14 de setembro a FAEX promoveu seu VII Congresso Jurídico para alunos e egressos do curso de Direito. No dia 12 o palestrante Dr. Moises dos Santos Rosa falou sobre o tema Audiência de Custódia. Já no dia 13, o palestrante Paulo Henrique de Oliveira, falou sobre os direitos humanos com o tema: A imigração como efetividade do reconhecimento dos Direitos Humanos. O evento foi encerrado com o palestrante Luís de Azevedo Gandolfi que abordou o tema “Direito Digital e Crimes Virtuais”.
Na última quarta-feira, dia 5 de setembro, foi iniciado o projeto Coral FAEX. O presente projeto tem por finalidade desenvolver o canto coral na Faculdade de Extrema-MG. Visando o desenvolvimento cultural e social da faculdade, alunos e colaboradores. Os benefícios do canto coral são inúmeros, pois a música reforça o sistema imunológico, reduz os sentimentos de ansiedade e de solidão, males que atingem a sociedade moderna.
No dia 29/08/2018, a FAEX participou da 2º Feira de Profissões de Cambuí-MG. O evento reunião estudantes de toda região e foi elaborado com intuito de apresentar diversas profissões e retirar dúvidas de todos que estavam presentes no local. Durante o evento foram apresentados os cursos existente na FAEX, além de alunos, professores e coordenadores estarem presentes retirando possíveis dúvidas.
A capacitação do professor universitário é um fator de extrema importância para a qualidade do ensino superior, pensando nisso, dia 18 de Agosto, os professores da FAEX receberam um treinamento de capacitação docente, com o tema: Reflexão sobre o momento de avaliação e formato de avaliação.
No sábado, dia 11 de agosto de 2018, a FAEX celebrou mais uma colação de grau do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Cine Teatro Municipal de Extrema. O evento foi marcado por discursos emocionados por parte do orador da turma que ressaltou as dificuldades enfrentadas para concluir o caminho que levou ao tão sonhado diploma.
Para comemorar o aniversário de 16 anos da instituição a FAEX lança um novo site, muito mais moderno e multiplataforma, desenvolvido por ex-alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o site foi elogiado por toda comunidade acadêmica.
FAEX celebra 16 anos de muitas conquistas e realizações. São 16 anos
realizando sonhos de pessoas que querem vencer, que querem fazer acontecer.
Parabéns alunos,
professores, diretores, mantenedores, tecnicos administrativo e toda comunidade acadêmica por fazer
esses 16 anos valerem a pena.
Com intuito de promover a cultura e interação entre os alunos a FAEX inaugura o Palco FAEX. O Palco FAEX acontece toda quinta-feira durante o intervalo do período noturno, onde haverá apresentações de bandas, cantores, teatro, de grupo de dança entre outros que promovam a cultura para os alunos, professores e funcionários.
Em mais uma ação em prol da comunidade o curso técnico em enfermagem estava presente sábado, dia 28/07/2018, na Praça Getúlio Vargas- Extrema- MG. Alunos do curso com a orientação da Coordenadora do curso, Profa. Lorena Rodrigues, aplicaram testes rápidos em todo público que se apresentou na tenda, além disso foi oferecido também a aferição de pressão arterial.
No dia 13/06 a FAEX deu início ao curso de Psicologia, tão sonhado pela comunidade e pela FAEX. Como convidada especial para esse momento tão importante para Extrema, Região e para a FAEX, contou-se com a ilustre presença da Psicóloga Valéria Ricci, psicóloga clínica há 35 anos. O tema abordado por ela foi ANSIEDADE, tema esse considerado o mal do século.
No dia 04 de junho foi realizado o primeiro I SICEDIR (Seminário de Iniciação Científica em Direito), com objetivo de proporcionar conhecimento e incentivar os alunos a participar dos projetos de iniciação científica promovidos pelo curador Direito da FAEX.
A FAEX em parceria com a Receita Federal do Brasil, inaugurou no dia 16 de Maio de 2018 o NAF-FAEX. A inauguração aconteceu no Cine Teatro da Cidade de Extrema - MG. O NAF-FAEX "Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil" é uma parceria com o Curso de Ciências Contábeis com a intenção de promover qualificação aos alunos para serem profissionais de excelência, prestando serviços fiscais e contábeis aos contribuintes hipossuficientes.
A FAEX e seus alunos realizaram, no início do ano de 2018, o trote solidário que foi um sucesso absoluto, foram arrecadados incríveis 927 kg em alimentos não perecíveis e 855 itens de higiene pessoal. Todos os alimentos e itens de higiene pessoal foram doados a várias famílias e asilos das comunidades da região e de cidades próximas.
Além de superar as expectativas em relação ao número de matrículas, a instituição promoveu atividades diferentes esse ano. Uma gincana cultural marcou o dia, perguntas e respostas sobre a FAEX decidiram a tarefa dos calouros em relação ao trote solidário 2018. A animação ficou por conta do "CarnaZumba", uma brincadeira cultural aliada à prática de atividade física que foi coordenada pelo professor de zumba Albert Rodrigues.
Os formandos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Direito e dos Superiores Tecnológicos em Gestão da Produção Industrial e Mecatrônica participaram da sessão solene de Colação de Grau que aconteceu no dia 17 de fevereiro, no Cine Teatro de Extrema.
Durante o ano de 2017 em diversos eventos os alunos FAEX arrecadaram dezenas de brinquedos como entrada solidária em eventos acadêmicos promovidos pela instituição. A equipe do Marketing saiu na semana que antecede o Natal para realizar as doações de brinquedos nos bairros mais afastados da cidade.
Em 2017 a média de aprovação no exame da OAB superou os 60% dos alunos no XXIV exame.
Em 2017 a FETEF também contou em seu primeiro dia com várias palestras sobre temas variados envolvendo tecnologia e gestão. O evento foi prestigiado e elogiado por alunos do ensino médio das escolas da região, professores, engenheiros e gestores de empresas parceiras, além dos familiares dos estudantes.
O objetivo é oferecer aos alunos de Cambuí e região um maior conforto na prestação de serviços de atendimento financeiro, atendimento de secretaria acadêmica e biblioteca.
Os prédios receberam um novo design para enfatizar a revitalização da marca FAEX .
A revitalização ou reformulação de uma marca está diretamente ligada a uma nova realidade vivenciada por ela, seja por motivos internos ou externos. Os ajustes na marca são planejados com a finalidade de gerar um novo valor sem perder a sua identidade original.
No dia 30 de maio os alunos dos 5º e 7º períodos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis realizaram uma visita técnica na sede da BM&F BOVESPA. Na visita, o grupo teve a oportunidade de conhecer um pouco das atividades realizadas pela entidade através do Cinema 3D. Na sequência, tiveram uma palestra sobre o mercado de ações, commodities, derivativos e títulos financeiros e puderam inclusive acompanhar a evolução do mercado de renda variável pelo Índice Bovespa, desde sua criação até os dias atuais.
No dia 06 de junho, aconteceu o 1º ADS Show, uma feira tecnológica da qual todos os alunos do curso de ADS participam. O 3º e 5º períodos apresentaram trabalhos relativos às disciplinas que estão estudando e o 1º ADS participa avaliando os trabalhos expostos.
No dia 9 de maio, os alunos do 9º Período do curso de Engenharia de Controle de Automação da FAEX visitaram o CD (Centro de Distribuição) da Johnson's.
No dia 27/04 os alunos do 9º período do curso de Engenharia de Produção, acompanhados do coordenador do curso, Prof. Rodrigo Otávio Rocha Cardoso, tiveram a oportunidade de conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu. A visita foi organizada pela FAEX por intermédio do coordenador.
Em 2017 o Ministério da Educação confirmou a qualidade da instituição. A FAEX foi recredenciada com nota 4 pelo MEC - Ministério da Educação em uma escala de 1 a 5.
No dia 28/01 a FAEX teve a satisfação de consolidar mérito às turmas de formandos: Administração, Ciências Contábeis e Direito. A formatura é um momento solene que, além de conceder o grau no curso especifico de cada aluno, também é a oportunidade para refletir sobre tudo o que foi aprendido e, por consequência, pensar na aplicação profissional.
Para encerrar o calendário de visitas técnica, no dia 03 de novembro, os alunos do 6º período do curso de Engenharia Civil período matutino e noturno realizaram uma visita técnica à EBAM - Empresa Brasileira de Agregados Minerais – Pedreira DS2, localizada na Rodovia Fernão Dias, próximo a cidade de Bragança Paulista.
O céu de Extrema ficou iluminado na segunda-feira do dia 8 de agosto. Em um ambiente de emoção e encantamento, direção, professores, funcionários e alunos celebraram o 14º aniversário da Instituição.
No dia 25 de agosto, os alunos das engenharias realizaram uma visita técnica à Central Nuclear de Angra dos Reis, onde viram, entre outras coisas, o Centro de Informações, Sala de Controle, Simulador e prédio da Turbina de Angra 2. O objetivo da visitação foi apresentar a aplicação de conceitos apresentados e discutidos em sala, de maneira que os alunos pudessem incorporar em seus estudos novas experiências acadêmicas. .
Conhecer a prática in loco, este foi o objetivo da visita técnica feita pelos alunos do 5º período de Engenharia Civil do período noturno da FAEX. Os alunos puderam observar a maquete do projeto, os desenhos arquitetônicos do Shopping, depois adentraram à obra onde observaram as escadas em U autoportantes, escadas que não possuem apoios em seus patamares.
No dia 16 de junho, os alunos do curso de Direito visitaram o Palácio da Justiça e o Museu do Tribunal de Justiça na cidade de São Paulo. Os alunos conheceram cada espaço do museu e toda a história jurídica, desde o período colonial até a contemporaneidade, assistiram a uma audiência e foram contemplados com uma palestra do Desembargador Antônio Rafael da Silva sobre o tema: “A importância jurídica e como ser um verdadeiro defensor da justiça e da sociedade”.
Explorar na prática os processos industriais e propiciar o contato direto com os mais variados processos produtivos. Este é o intuito das visitas promovidas pela FAEX nas empresas da região. Dessa vez os do 3º período de Engenharia de Produção e de Engenharia de Controle e Automação fazeram uma visita técnica na empresa Barry Callebaut.
Os alunos do terceiro período dos cursos de Engenharia de Produção e os alunos do terceiro, quinto e sétimo período de Engenharia de Controle e Automação tiveram a oportunidade de conhecer toda a linha de produção da Pandurata Alimentos, empresa que acopla as marcas Bauducco, Visconti, Tommy entre outras.
A FAEX participou do Engineering Day “Dia da Engenharia” promovido pela Empresa TE Connectivity, em Bragança Paulista, no dia 15 de março. O evento apresentou uma agenda com importantes temas da Engenharia, como também, disponibilizou uma área para expositores ligados ao tema.
Comprometida com o combate ao Aedes, a FAEX iniciou também uma grande mobilização com panfletagens e palestra de conscientização ministrada aos alunos da instituição, além disso o combate ao Aedes Aegypti foi a proposta do tradicional Trote Solidário.
No dia 27 de fevereiro, ocorreu a Colação de Grau da 1ª turma do curso Técnico em Logística ofertado por meio do Pronatec. A cerimônia festiva aconteceu no campus da faculdade.
Sentimentos de alegria e expectativa de novos aprendizados marcaram o 1º dia de aula na FAEX que aconteceu no dia 15 de fevereiro. Com boas expectativas, os calouros foram recebidos pelos coordenadores e professores dos cursos da FAEX que fizeram questão em dar, pessoalmente, as boas-vindas.
Centenas de candidatos fizeram no dia 29 de novembro de 2015, a prova do Vestibular 2016 da FAEX na expectativa de conquistar uma vaga em um dos 12 cursos de nível superior ofertados pela faculdade e, futuramente, o tão sonhado diploma de nível superior!
A 5ª edição da FETEF – Feira Tecnológica aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro. Nos dois dias de evento, dezenas de projetos foram apresentados pelos alunos dos cursos de Engenharia, Mecatrônica e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Devido a alta demanda tecnológica da área industrial, a FAEX lançou novos cursos para atender ás necessidades do mercado de trabalho. Assim, no início de 2015, a instituição deu início às aulas do curso de Pós-Graduação em Gestão e Projetos de Sistemas Automatizados.
A sessão de outorga de grau foi conduzida pela Diretora Geral da FAEX – Profa. Terezinha Monteiro em companhia dos coordenadores dos cursos, Patronos, Paraninfos e Professores homenageados pelas turmas, 55 alunos colaram grau e receberam o tão almejado canudo.
O curso superior de Tecnologia em Mecatrônica da FAEX foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 4 em uma escala que varia de 1 a 5. A visita dos professores avaliadores ocorreu nos dias 5, 6 e 7 de novembro.
Diretores, professores, funcionários e alunos comemoraram o 12º aniversário da FAEX. Por mais um ano, graças ao comprometimento com a educação de qualidade, a faculdade teve bons motivos para celebrar esta data. Para tanto, uma mesa festiva foi montada no pátio do prédio 2 para que todos pudessem cantar, oficialmente, o Parabéns.
Com o objetivo de criar uma ponte entre as empresas que estão a procura de profissionais qualificados, os acadêmicos da FAEX que buscam uma nova oportunidade profissional, o Departamento de Comunicação e Marketing da FAEX lançou o Canal Oportunidades – um link no site da instituição que reúne as vagas ofertadas pelas empresas públicas e privadas de Extrema e região.
O curso de Engenharia de Produção da FAEX foi avaliado e reconhecido pelo Ministério da Educação, o que comprova a qualidade do ensino, do corpo docente, das instalações físicas e dos laboratórios técnicos que são ofertados aos estudantes.
Os alunos do curso Superior Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – ADS foram os primeiros a terem aulas no novo prédio, os mantenedores da FAEX estiveram no prédio para dar boas-vindas aos alunos.
Quem pratica solidariedade, recebe solidariedade – com este pensamento a FAEX promoveu uma ação especial para presentear os alunos da Escola Municipal Noêmia de Medis Pereira. A instituição, localizada no bairro Mantiqueira, em Extrema, atende cerca de 220 crianças vindas de famílias de baixa renda.
Centenas de estudantes do ensino médio, vindos das principais escolas públicas da região, tiveram a oportunidade de receber informações sobre os cursos ofertados pela FAEX durante as atividades da 1ª Feira de Profissões que aconteceu no dia 23/10/2013, no campus da instituição.
Pelo 5º ano consecutivo, o curso de Ciências Contábeis da FAEX foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), da Editora Abril.
A primeira fase da obra, que compreende o bloco 01 do primeiro andar, foi entregue pela empreiteira em agosto de 2013.
Após avaliação realizada nos dias 15 e 17 de Julho, a FAEX foi autorizada a abrir o curso de Engenharia Civil. O Ministério da Educação (MEC) avaliou, comprovou a qualidade e deu nota 04 para o curso de Civil da FAEX numa escala que varia de 01 a 05.
Após a realização da colação de grau dos alunos da II Turma de Gestão da Produção Industrial, IV de Logística, XIII Turma do Curso de Administração e da IX Turma de Ciências Contábeis, a FAEX conclui uma fase importante na vida acadêmica de seus alunos e registra a marca de mais de 200 formandos no primeiro semestre de 2013.
Com o rápido crescimento da faculdade a mantenedora deu início a obra
do prédio 3. Para atender a necessidades dos alunos, o novo prédio quando finalizado contará
com:
- andares modulares e flexíveis
- auditório para 600 pessoas
- 17 salas de 90 m²
- 15 salas de 60 m²
- cantina e área de convivêcia
- 12 cursos de graduação.
- 05 de pós- graduação.
- 02 prédios que totalizam 04 blocos.
- 34 salas de aula com datashow.
- 04 laboratórios de TI.
- 02 Laboratórios de Prática Contábeis.
- 01 laboratório para consultas dos alunos.
- 03 laboratórios de Física.
- 02 laboratórios de Eletrônica.
- Núcleo de Práticas Jurídicas.
- Fórum Modelo e Sala de Júri.
Uma vitrine de projetos tecnológicos e, porque não dizer, inovadores. Assim foi a 3ª edição da FETEF – Feira Tecnológica da FAEX que aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro. No total, 60 projetos foram elaborados pelos alunos
A quinta-feira, 09 de agosto, foi marcada pela celebração do 10º aniversário da FAEX. Na ocasião, os participantes assistiram a um vídeo feito pelo Departamento de Comunicação e Marketing da FAEX que contava parte da trajetória da instituição, desde o seu credenciamento pelo MEC, em 31/05/2002, até 2012.
Dos bacharéis em Direito formados pela FAEX em 2011, 19 fizeram o 6º Exame de Ordem Unificado que aconteceu no dia 25 de março de 2012. Destes, 07 foram aprovados, o que representa 36,84 %. Segundo a assessoria de imprensa da OAB, o índice geral de aprovação neste exame foi de 23,3%, assim, o índice de aprovação da FAEX foi 58% acima do índice nacional!
FAEX lança a sua primeira publicação científica online. A revista E-locução tem por finalidade promover o desenvolvimento nos diferentes campos do conhecimento humano, enfatizando a propagação de diferentes pesquisas.
Com o objetivo de integrar calouros e veteranos em uma ação em prol da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, a FAEX promoveu a arrecadação de lixo eletrônico através do Trote Solidário 2012 e o resultado foi surpreendente - mais de 1170 itens de equipamentos eletrônicos, de informática, celulares, pilhas e baterias foram arrecadados e doados para a Ong ECO Digital.
O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) FAEX – Faculdade de Extrema recebeu o Certificado de Credenciamento da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado de Minas Gerais (OAB-MG). O documento reconhece o NPJ da instituição como unidade concedente de estágio profissional aos alunos do curso de Direito da faculdade.
O portal da revista Exame.com apresentou uma lista com as 100 melhores instituições de ensino do país quando avaliadas pela nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). A FAEX ficou na 55º posição, à frente das principais faculdades da Região Bragantina e do Sul de Minas, inclusive de algumas universidades federais.
A Comissão Avaliadora do Ministério da Educação esteve na FAEX nos dias 01 e 02 de setembro com o objetivo de reconhecer o curso de Logística. O curso foi reconhecido com nota 03.
Alunos da primeira turma de Direito recebem o diploma de Bacharel em Direito.
O curso de Direito da FAEX foi reconhecido com nota 04 em uma escala que varia de 1 a 5; um orgulho enorme para professores e alunos da instituição. Neste ano, os primeiros alunos deste curso receberam o diploma de Bacharel em Direito.
O Trote Solidário de 2011 teve um propósito especial – montar uma biblioteca na Associação de Bairro da Vila Rica, local onde a FAEX está instalada. Através do projeto bairro leitor, os alunos FAEX doaram mais de 1.000 livros para a comunidade com o objetivo de incentivar a leitura de crianças, jovens e adultos.
Em 2011, a FAEX inaugurou o EAJAC – Escritório de Assistência Jurídica à Comunidade com a finalidade de oferecer assistência gratuita para a população carente da cidade de Extrema e região. Em apenas 03 meses, o EAJAC já tinha registrado mais de 100 atendimentos.
Neste ano, uma das ações de grande destaque foi a promoção de uma palestra ministrada pelo Campeão Paraolímpico de Natação Daniel Dias – que contou sua história de vida. A entrada para o evento foi equivalente a 1 quilo de alimento. A arrecadação foi imensa e centenas de quilos foram doados.
Os alunos de Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação apresentaram ao público, com excelente qualidade técnica, projetos práticos e experimentais desenvolvidos durante o ano de estudo.
Os alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção da FAEX inauguraram o laboratório de Eletroeletrônica. O espaço foi projetado para atender às necessidades dos discentes com conforto e equipamentos de qualidade.
Em 2010, a FAEX passou a contar com mais um importante órgão administrativo de relacionamento entre a Faculdade, a comunidade acadêmica e a sociedade Extremense: a Ouvidoria! A Ouvidoria atua na mediação da relação entre a FAEX e seus públicos, preservando o sigilo e a imparcialidade que a atividade requer.
O ano de 2010 foi especial para os alunos do curso de Direito, que promoveram o 1º Júri Simulado no Fórum Modelo da FAEX. A simulação, que contou com a presença de profissionais da área jurídica, professores e alunos, foi um sucesso e ganhou elogios do Juiz de Direito que estava presente.
Em 2010, a FAEX continuou crescendo e consolidou a abertura de mais 5 cursos de graduação sendo eles: Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Tecnológico em Gestão da Qualidade; Tecnológico em TI - Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnológico em Mecatrônica. Nesse ano, a FAEX ainda comemorou o crescimento de 50% em relação ao ano anterior.
Para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, a FAEX entregou rosas para todas as alunas. Algumas delas foram premiadas com serviços de beleza ofertados por profissionais parceiros da instituição.
O curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Extrema recebeu 04 estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante, publicação GE Melhores Universidades 2009.
Nos dias 5 e 6 de novembro de 2009 foi promovida a 1ª FENAF – Feira de Negócios dos Alunos FAEX. No evento, foram realizadas palestras com profissionais qualificados e demonstrações de produtos de renomadas empresas.
A FAEX foi a melhor em Pedagogia no ENADE alcançando um nível de excelência que colocou o curso, naquele ano, em 1º lugar em Minas Gerais entre as faculdades particulares.
Prédios da FAEX em 2009.
Em 2009, a FAEX completou 7 anos e conquistou um de seus maiores feitos: crescer 53% dentro de um cenário de crise econômica e retração de todo o setor do ensino superior. De 4 cursos de graduação e 03 cursos de Pós-Graduação, que tinha em dezembro de 2008, passa para 7 cursos de graduação, 06 cursos de Pós-Graduação e 01 curso médio profissionalizante. Assim para atender a demanda começa então a construção da segunda parte do Prédio 2.
2008 foi marcado pela solenidade que deu à biblioteca da FAEX o nome de Biblioteca Prof. Ms. Mauro Ramalho de Oliveira – uma homenagem feita em vida ao Prof. Ramalho que por muitos anos se dedicou a docência, levando conhecimentos com maestria aos alunos de Administração e Contábeis.
FAEX recebeu pela 1ª vez, em 2008, o selo de instituição socialmente responsável concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que reconhece o comprometimento das instituições de ensino superior com a educação e com as práticas sociais.
A FAEX colocou a disposição de alunos e professores uma rede wireless para acesso à internet de qualquer lugar da faculdade. O serviço permitiu aos alunos fazer pesquisas através de seus notebooks e aos professores ministrar aulas mais dinâmicas.
Os alunos da FAEX, calouros e veteranos, doaram para a APAE de Camanducaia 180 quilos de alimentos; 120 brinquedos; 76 agasalhos; 111 peças de cama, mesa e banho; 220 produtos de higiene arrecadados durante a prática do Trote Solidário.
A FAEX parabeniza os formandos do 2º semestre de 2007 pelos excelentes resultados obtidos durante a vida acadêmica, entregando para eles certificado de melhor aluno de suas turmas e uma bolsa de 50% para continuar os estudos em uma das Pós-Graduações da FAEX. Esta prática é mantida até os dias atuais.
Em agosto de 2008, a mantenedora UNIEX, percebendo a necessidade de se criar cursos profissionalizantes no município, considerando que o crescimento de Extrema se acentua cada vez mais, criou a sua segunda mantida: o CEMPRE – Centro Médio Profissionalizante de Extrema, credenciado pelo parecer do CEE 1355/2008, que passou a oferecer cursos técnicos em Meio ambiente, Marketing, Secretariado e Enfermagem.
O aniversário de 5 anos da FAEX, em 2007, foi marcado pelo lançamento de um Selo Comemorativo. A imagem passou a ser utilizada em todos os documentos da instituição e, em pouco tempo, se tornou um ícone de identidade visual.
Com o objetivo de atender às necessidades e expectativas das pessoas que buscam qualificação profissional de qualidade, a FAEX inaugurou o Núcleo de Extensão e passou a oferecer cursos livres em diversas áreas do conhecimento.
O ano de 2007 foi marcado por uma grande ação social. Na praça de Extrema, em parceria com a Administração Pública, diretores, professores, colaboradores e alunos FAEX se uniram para promover ação sociais, como atividades lúdicas com crianças, aferição de pressão arterial, de glicose entre outros.
Para comemorar o Dia do Advogado, a FAEX promoveu nos dias 08, 09 e 10 de agosto a 1ª Semana Jurídica da FAEX. O evento teve como tema principal a ética profissional.
O primeiro Trote Solidário foi promovido em 2007 com a participação de calouros e veteranos.
Em parceria com o SEBRAE-MG, o posto de atendimento do SEBRAE foi instalado nas dependências da faculdade, passando a oferecer serviços de assessoria a pequenas e médias empresas sobre empreendedorismo, administração financeira e marketing.
No dia 13 de julho, em cerimônia emocionante realizada no Clube Literário Recreativo de Extrema, a FAEX entregou diploma de bacharel para 24 alunos formandos do curso de Ciências Contábeis e para 37 formandos de Administração.
Nesse mesmo ano foi autorizado o curso de Direito pela Portaria nº 774 de 01/02/2006. Para diretoria da FAEX o reconhcimento oficial pelo Ministerio da Educação foi a certeza de que a instituição estava no caminho certo.
No primeiro semestre do ano de 2006, a FAEX consegue o reconhecimento dos cursos de Administração e Ciências Contábeis através da Portaria numero 993 de 08/05/2006.
Devido ao sucesso dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, a Mantenedora iniciou a construção do prédio 2 para acolher os novos alunos.
Diretora Terezinha homenagea alunas de pedagogia no 1º dia de aula.
Em 2005, o curso de Pedagogia foi autorizado pelo MEC, atavés da portaria nº 358 de 1º de fevereiro de 2005.
No final de 2004 FAEX promoveu seu 1º Café Empresarial. O evento contou com a presença de empresários de diversos setores que puderam conhecer a proposta pedagógica da faculdade e contribuir com informações sobre demandas que atendessem ás necessidades empresariais.
No dia 24 de setembro de 2004, a FAEX inaugurou seu primeiro prédio com tempo recorde de construção: 1200 m² construídos em 10 meses. Assim, a instituição passou a funcionar em sede própria, no Campus Vila Rica.
Em meados de 2004 a FAEX realiza sua mudança da Escola Municipal Evandro Brito da Cunha para sua nova sede no campus Vila Rica. A FAEX utilizou essa escola entre o período de 08/08/2002 a 30/05/2004.
Vista aérea do prédio 1.
Em 2003 a FAEX participou pela primeira vez, da Feira do Vestibular promovida em Bragança Paulista. O stand, robusto e estruturado, montado pela faculdade chamou a atenção dos jovens presentes no evento que ficaram encantados com o profissionalismo dos funcionários da FAEX.
No dia 8 de agosto a FAEX comemorou seu 1º aniversário com alto índice de aceitação dos seus alunos pelo mercado de trabalho.
Ainda em 2003, começa a obra de construção do primeiro prédio do campus Vila Rica.
Nesse ano, a Mantenedora adquiriu uma área de 8.600 m², localizada na Estrada Municipal Pedro Rosa da Silva, no bairro da Vila Rica, próximo ao centro da cidade, destinada à construção de sua sede própria para abrigar todas as iniciativas da UNIEX nos campos educacional e cultural.
No dia 08 de agosto, a Escola Municipal Evandro Brito da Cunha foi palco de sua aula inaugural. Estiveram presentes autoridades locais e estaduais, além das suas três primeiras turmas, sendo duas de Administração e uma de Ciências Contábeis, num total de 120 alunos.
No dia 15 de julho de 2002, a FAEX realizou seu primeiro vestibular.
No dia 31 de maio de 2002, Foram autorizados os cursos de Administração pela Portaria 1632/02 e de Ciências Contábeis pela Portaria 1633/02.
“Participar do processo de autorização e credenciamento da faculdade de Extrema foi um momento de aprendizado. Chamou atenção o envolvimento da comunidade como um todo, no qual, de um lado tínhamos dirigentes comprometidos, sabedores dos seus objetivos e um corpo docente engajado na proposta pedagógica da faculdade, e de outro lado a comissão de avaliadores ‘ad hoc’ sendo testemunha de como as lideranças locais se envolviam com o novo projeto. Passando 10 anos de sua concepção, quero renovar os votos de estima e desejar aos Dirigentes da faculdade de Extrema sucesso e novas conquistas. É auspicioso ver disseminar na região de Extrema um ensino de qualidade”.
No dia 31/05/2002, a FAEX foi credenciada pelo MEC através da Portaria no 1631/02.
O Projeto obteve grande apoio de todos os segmentos da sociedade e do poder público. Com base na lei municipal nº 1514 de 23/05/2000, foi firmado um convênio com a Prefeitura Municipal de Extrema para a utilização da Escola Municipal Evandro Brito da Cunha para abrigar os cursos superiores a serem ministrados.
No dia 07 de outubro de 1999 foi fundada a UNIEX - Sociedade Unificada de Educação de Extrema, mantenedora da FAEX - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema. O projeto nasceu de uma iniciativa de profissionais da educação e empresários locais que, para concretizar um sonho pessoal, resolveram fundar uma entidade de caráter educacional, revestido de caráter beneficente e não lucrativo.