Mais uma vez: Incitel aprova trabalho de aluno e professor da FAEX

24/05/2017

O ex-aluno Wesley Yoshiharu Oliveira Suzuki e o professor Egidio Raimundo Neto tiveram um trabalho aprovado no Incitel - Congresso de Iniciação Científica do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais.

O Incitel é um Congresso Nacional que realiza chamadas de trabalhos de Iniciação Científica todos os anos e recebe alunos e professores de Universidades de todo país. A maioria dos trabalhos é voltada para as áreas de Engenharia e Tecnologia de modo geral.

Em sua 29ª edição, o congresso aconteceu de 15 a 17 de Maio de 2017 no Campus do Inatel em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. Nesse ano o Incitel homenageia Laurie Curie, primeira mulher laureada com o prêmio Nobel em 1903 e autora da seguinte citação: "Nada na vida deve ser temido, somente compreendido".

O trabalho intitulado "Controlador PID Digital utilizando Arduino: Implementação Prática em uma Planta Didática de Temperatura" é resultado de uma Iniciação Científica e do Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvidos pelo ex-aluno Wesley, recém-formado no curso de Engenharia de Controle e Automação. Seu objetivo foi desenvolver uma plataforma de baixo custo onde é possível que alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação da FAEX possam aplicar os conhecimentos nas disciplinas de Controle e Servomecanismos I e II ministradas pelo professor Egídio e que consigam aplicar também na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Seu trabalho mostra que nossos próprios alunos podem contribuir para o enriquecimento das nossas aulas, bem como com a formação dos alunos da FAEX.

“É muito importante o incentivo que recebemos da FAEX para participar desses congressos científicos. É uma oportunidade única de aprimorar e aprofundar nosso conhecimento em cima de uma disciplina. Sem falar no enriquecimento da experiência de poder observar outros trabalhos e cultivar o relacionamento com outros pesquisadores acadêmicos”, afirma o ex-aluno Wesley Yoshiharu Oliveira Suzuki.