Ouvidoria FAEX marca presença no XII Encontro de Ouvidores Universitários

21/08/2012

Do dia 8 a 10 de agosto, Vitória, a capital do estado Espírito Santo, foi palco do XII Encontro Nacional de Ouvidores Universitários (http://www.unisc.br/site/fnou/index.html) que contou com a presença de aproximadamente 40 profissionais, representantes das mais variadas IES (Instituições de Ensino Superior) públicas e privadas. O Encontro foi marcado pela troca de experiências e  informações que muito colaboraram para a solidificação do trabalho das Ouvidorias Universitárias.

Entre os Ouvidores presentes, estavam profissionais que atualmente são referências devido à vasta experiência no assunto, como a Dra. Fátima Vilanova ( da Universidade Federal do Ceará) que conta com 20 anos de experiência em Ouvidoria e a Dra. Neide Saisi (da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP) dentre outros que participaram da apresentação e desenvolvimento de vários temas através de Palestra e oficinas.

O FNOU ( Fórum Nacional de Ouvidores Universitários) existe há 13 anos com o objetivo de promover a consolidação da prática da Ouvidoria nas Instituições de Ensino Superior. A cada ano é realizado um novo encontro e, a cada biênio, os presentes no último encontro participam da revisão do regimento e eleição da nova diretoria do Fórum. Este ano, a Ouvidora da FAEX – Walkíria Freitas recebeu o convite para participar da Diretoria do Fórum, convite que foi aceito com bastante honra.  Sendo assim, a FAEX estará representada neste órgão de abrangência e importância nacional, através de sua Ouvidoria.

Um pouco de história ...

A figura do Ouvidor faz parte da História do Brasil, desde os tempos do Vice-Reinado, quando aos bispos cabia o papel de interlocutores junto ao trono, o que se encontra na origem da expressão "Vá reclamar com o bispo!", até hoje empregada. Na Bahia e depois no Rio de Janeiro aparecem os primeiros Ouvidores de que se tem notícia em terras brasileiras.

A instituição do Ombudsman vem da Suécia, com a promulgação da Constituição de 1809, vinte anos após a Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão. Criado pela Assembléia Nacional Constituinte, o justitiombudsan tinha por missão exercer o controle da administração e observar o cumprimento da lei pelos tribunais. Atualmente, extrapolou em muito essas atividades, atuando em assuntos militares, judiciais, de liberdade de imprensa e de defesa do consumidor, entre outras. A figura do ombudsman chegou ao Brasil na década de 50 passando a exercer as atividades de ouvidoria como as conhecemos hoje.

Sob um ou outro nome, o fato é que o cargo de Ouvidor/Ombudsman ganhou força no Brasil a partir do Código de Defesa do Consumidor, verdadeiro divisor de águas na questão do relacionamento de empresas e instituições com seu público atendido. Fonte: site da Ouvidoria da UNICAMP