Alunos de Administração e Contábeis da FAEX visitam sede da BOVESPA

01/06/2017

No último dia 30 de maio os alunos dos 5º e 7º períodos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FAEX realizaram uma visita técnica na sede da BM&F BOVESPA, atual B3 em São Paulo.

Na visita, o grupo teve a oportunidade de conhecer um pouco das atividades realizadas pela entidade através do Cinema 3D. Na sequência, tiveram uma palestra sobre o mercado de ações, commodities, derivativos e títulos financeiros e puderam inclusive acompanhar a evolução do mercado de renda variável pelo Índice Bovespa, desde sua criação até os dias atuais.

Em seguida tiveram acesso ao local onde antigamente se realizavam os pregões em viva voz e puderam participar da simulação de um pregão. Esses são fatos históricos, pois atualmente todas as operações são realizadas eletronicamente e à distância.

Na oportunidade ainda receberam instruções sobre o funcionamento e o significado das siglas do painel de cotações, além de descobrirem algumas curiosidades sobre as atividades dos antigos operadores.

A atividade foi encerrada com a visita ao Centro de Memória da B3 onde estão expostos objetos, móveis e papéis (títulos) de grande valor histórico.

A BOVESPA é uma companhia que administra mercados organizados de Títulos, Valores Mobiliários e Contratos de Derivativos, além de prestar serviços de registro, compensação e liquidação atuando, principalmente, como contraparte central garantidora da liquidação financeira das operações realizadas em seus ambientes. Atualmente é a 6ª mais importante bolsa de valores do mundo e concentra cerca de 80% dos negócios da América Latina.

Em 10/05/2017 a BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros propôs a alteração de sua razão social para B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, tendo em vista a entidade concentrar as operações das suas predecessoras BM&F, Bovespa e mais recentemente, a CETIP.

A visita foi organizada pelos Professores Daudt Vitorio Junior  e Benedito Campos, Coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.