Alunos da FAEX visitam a empresa Panasonic

GRUPO VISITOU AS DEPENDÊNCIAS DA EMPRESA

21/10/2019

Alunos do 6º período do curso de Gestão da Produção Industrial (GPI) da FAEX estiveram visitando, no último 8 de outubro, a empresa Panasonic, localizada em Extrema.
Acompanhados pelo professor Lélius Braga, eles conheceram todo o processo produtivo da empresa e puderam observar a aplicação dos princípios de uma ferramenta chamada “Lean Manufacturing”.
O grupo foi recebido por funcionários da Panasonic, entre eles, o Sr. Aguinaldo Donizete Duarte (General Industrial Manager) e o Sr. José Daniel Crispim (Gerente de Administração de Recursos Humanos). “Acompanhamos uma importante palestra sobre a história da empresa no Brasil e no mundo. Também foi nos apresentado o plano de expansão da Panasonic em Extrema, com a instalação de um novo galpão, com novas linhas de montagem”, explicou o professor Lélius.
Os alunos receberam ainda orientações sobre a aplicação do programa 5S e sobre outros assuntos, como fluxo de valor, ‘Poka-yokes’ e ‘Kaizens’ da Panasonic no Brasil e no Japão.
Para o estudante Israel Patrício Targino, a visita proporcionou um grande aprendizado. “ Uma coisa muito importante foi que em cada setor tinha uma árvore do futuro, que funciona como um plano de carreira para os funcionários, o que os motiva a crescer dentro da empresa. O que também achei muito interessante - e que nunca tinha visto em outra empresa - foi o fato da manutenção agir durante o horário de almoço dos operadores, fazendo uma preventiva nas máquinas e garantindo a maior eficiência dos equipamentos. Posso concluir que a Panasonic é uma empresa de referência no mercado”, resumiu Israel.