Algumas profissões, nesse momento de crise, são essenciais para as empresas planejarem seus futuros. Além de especialista em finanças, as empresas necessitam de bons gestores! No geral, a tendência é aumentar as chances para o profissional intra-empreendedor, ou seja, aqueles que atuam dentro da organização com o perfil de empreendedor, que ousam com propósito, inspiram pessoas e movem processos de mudanças.
Com visão holística, foco em resultados e excelente liderança, os administradores são peças fundamentais para as organizações.
A PROFISSÃO
Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção, déficit orçamentário. Podem trabalhar em diversas áreas das empresas: material, marketing, produção, organização e métodos, recursos humanos, administração financeira. Passam por várias etapas dentro de uma empresa, podendo trabalhar como analistas, exercer chefias intermediárias, gerência, coordenação, direção superior; atuar em pesquisa e planejamento, assessoria e consultoria.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?
É necessário ter boa capacidade de análise, raciocínio abstrato e aptidão numérica. Também deve ter liderança e ser sociável. Características desejáveis para ser um administrador: autoconfiança capacidade de adaptação a novas situações capacidade de decisão capacidade de negociação capacidade de organização capacidade de pensar e agir sob pressão capacidade de planejamento capacidade de resolver problemas práticos dinamismo espírito empreendedor habilidade para mediar conflitos habilidade para trabalhar em equipe iniciativa noção de prioridades objetividade senso de oportunidade senso de responsabilidade
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Ele deve planejar, organizar e controlar as atividades de empresas públicas e privadas, além de traçar estratégias e métodos de trabalho nas mais variadas áreas - rural, hospitalar, agroindustrial, escolar, financeira e muitas outras. Seu papel é fundamental nas situações de crise, pois cabe a ele definir onde INVESTIR o dinheiro e como equilibrar a saúde financeira e produtiva da empresa.
MERCADO DE TRABALHO
As áreas de administração de empresas e administração financeira oferecem as melhores oportunidades de trabalho a esse profissional, nas diversas regiões do país, seja no setor público, seja na iniciativa privada. Operadoras logísticas de grande porte também costumam abrir vagas para especialistas na área. Como a concorrência é grande, o diferencial na hora da contratação é a qualificação.