Depois de passar 18 meses estudando na Indiana University - Campus de Bloomington - ao sul de Indianápolis, no meio oeste americano, o aluno João Luiz Figueiredo Magalhães retomou os estudos no curso superior tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FAEX. João foi selecionado pelo programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, e desfrutou da oportunidade de estagiar em uma instituição de ensino prestigiada e mundialmente reconhecida por sua expertise nos campos da tecnologia e da inovação.
Na entrevista abaixo, ele nos conta como foi a experiência de participar do Programa Ciências sem Fronteiras:
FAEX – No geral, como foi participar do programa e estudar nos Estados Unidos?
João - Foi bastante proveitoso! Desde as aulas intensivas de inglês, passando pelo ano letivo e o estágio no final pude aprender várias novas tecnologias da área de programação, como linguagens, servidores e programas que podem ser utilizados na criação de aplicativos e sites. Durante meu tempo lá, pude participar de alguns projetos de realidade virtual, criando alguns Apps para Android e iOS e linguagens de programação como Python e Swift.
FAEX – Como foi o retorno ao Brasil em relação a sua atuação profissional?
João - Após meu retorno, busquei vagas e oportunidades em empresas de desenvolvimento web, área em que já possuía uma experiência anterior e na qual pude aprimorar meus conhecimentos nos Estados Unidos. Atualmente, estou trabalhando numa empresa de desenvolvimento web em Bragança Paulista, com sede na Noruega. Com a ajuda do Ciências sem Fronteiras, pude aprimorar meu inglês e alguns conhecimentos específicos que me qualificaram para ocupar essa vaga, pois nossos clientes são, em maioria, de outros países.
FAEX – O que você diria para estudantes que querem fazer um intercâmbio?
João - Como digo a todos que me pedem um conselho, é uma experiência sem igual. Você convive com diversas culturas, pois você mantém contado com estudantes de outros países e não somente do lugar onde estuda. Eu convive com estudantes Japoneses, Turcos, Árabes, entre outros. É um programa que te permite aprimorar uma língua estrangeira e aprimorar os conhecimentos na área em que escolheu para se profissionalizar. É, sem dúvida, uma experiência de vida muito intensa, pois tudo é completamente diferente daquilo que você está acostumado em seu país de origem!
A FAEX parabeniza o aluno pelo esforço, pelo trabalho desenvolvido nos Estados Unidos e por representar a faculdade de maneira tão positiva!