Representante de turma: hora de eleger ou reelege

14/02/2012

Sempre no começo de cada ano, ou cada semestre, os estudantes se deparam com uma série de atividades importantes que precisam ser desenvolvidas, desde a entrega de documentação pendente na secretaria até a seleção de materiais de apoio às disciplinas que serão estudadas. Contudo, há uma atividade especial comum a todos e que envolve extrema responsabilidade – a escolha do representante de turma.

Todas as turmas devem, nesta primeira semana, eleger ou reeleger seus representantes e, para tanto, é importante observar o perfil dos colegas antes que a escolha seja feita, já que o cargo exige postura ética, proatividade e liderança da pessoa que o ocupa.

A importância do representante de turma:
Como representante de turma o aluno terá a oportunidade de participar ativamente da melhoria contínua do ensino, já que será o principal elo entre a turma e a direção da faculdade. O representante é o responsável pelo diálogo ético e eficaz com os colegas e deve administrar eventuais problemas, coletando informações e
sugestões. É ele quem deve, ainda, promover a integração entre os demais alunos, possibilitando a participação de todos nos assuntos acadêmicos. O representante é o multiplicador das inúmeras informações institucionais transmitidas pelos professores, coordenadores e/ ou administradores da faculdade. Assim, o representante se faz fundamental na comunidade acadêmica.

Representantes de turma são presenteados com curso de extensão

Cientes de que o representante de turma é o elo entre os alunos de um determinado período e a instituição de ensino, a diretoria da FAEX promove, semestralmente, um curso de extensão especial e gratuito para os representantes de turmas dos diversos cursos da FAEX. Neste semestre, o treinamento acontecerá no dia 03 de março e abordará o tema Liderança ética e Integração de Pessoas. O objetivo principal deste encontro é orientar os alunos quanto aos trabalhos do representante e vice- representante e sobre a melhor forma de desempenhá-los. Se você é representante da sua turma ou for eleito fique atento e não perca esta oportunidade!