Consulta pública de Diploma comercial@faex.edu.br   (35) 3435-3988  

Déficit de Saneamento Básico Brasileiro

Professor da FAEX fala sobre as oportunidades de carreira para o profissional de Engenharia Civil

27/11/2017

Segundo o Instituto Trata Brasil, em 2015, 82% das cidades brasileiras dispunham de tratamento de água e apenas 48% dos municípios possuíam esgoto tratado.

Do ranking das principais cidades podemos destacar:

ColocaçãoMunicípioUF

População Atendida

1Belo HorizonteMG100,0 %
2FrancaSP100,0 %
3LimeiraSP100,0 %
4PiracicabaSP   99,9%
5CuritibaPR   99,1%
6Volta RedondaRJ    99,0%
7ContagemMG    98,6%
8SantosSP    98,5%
9Ribeirão PretoSP    98,3%
10JundiaíSP                      98,3%

Analisando rapidamente os dados acima é possível constatar que as oportunidades de trabalho para os engenheiros civis estão, entre outras, na coleta e construção de estações de tratamento de esgoto que a população necessita.

Independentemente das políticas de saneamento básico adotadas pelos governos futuros, a construção destas estações é imprescindível para o desenvolvimento das populações que ainda não têm acesso a este serviço, considerado básico.

O acesso à água tratada e à coleta e tratamento de esgotos resolve, entre outros, problemas de saúde que hoje atingem a população carente, evitando a propagação de mosquitos e a proliferação de doenças como diarreia (responsável pela morte de crianças), leptospirose, cólera, etc.

Formar profissionais qualificados para atuar nas diversas etapas dos processos construtivos de estações de coleta e tratamento de esgotos, além de estações de tratamento de água, garantirá ao país a erradicação de doenças  e uma economia na área da saúde, tão carente nos dia de hoje.

Os engenheiros formados no curso de engenharia civil da FAEX terão habilidades e competências para elaborar projetos, executar obras, fiscalizar, supervisionar, gerir e administrar qualquer obra para atender às demandas que visem a redução deste déficit de saneamento básico que assola nosso país.

Empregabilidade. Essa é a palavra que define o profissional de engenharia civil.

Faça Engenharia Civil, faça na FAEX!!!

Imagens