Professora da FAEX conquista título de mestre

23/07/2014

A professora da Faex, Eunice Emília Jansons Almeida, defendeu sua dissertação de Mestrado em Linguística para a banca avaliadora, formada pelas professoras-doutoras Ana Elvira Luciano Gebara, Guaraciaba Micheletti e  Norma Seltzer Goldstein, na Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, no início do mês de junho.

O título da dissertação defendida e aprovada com louvor pela banca examinadora é “REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: ANÁLISE DE PRÁTICA DE COMPOSIÇÃO ORAL”, que abordou a proposta para a produção oral “composição colletiva” da 1ª. Revista Escolar do Estado de São Paulo, de janeiro de 1925, além de identificar as concepções de ensino de língua e as relações entre o ensino da escrita e da oralidade no documento, comparando essas concepções com o ensino da oralidade hoje, descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

“Ao ingressar no curso, o meu objetivo era de, além da necessária formação continuada, oferecer aos meus alunos o conhecimento linguístico atual, a fim de compartilhar o novo olhar para o estudo e reflexão da língua materna, o que vai muito além da gramática normativa. Ao concluí-lo, com gratidão, percebo como DEUS me capacitou em mais uma jornada”, comenta a professora.