80% das empresas brasileiras entendem TI como sucesso de seus negócios, aponta estudo

03/06/2013

O papel da tecnologia da informação (TI) na definição de prioridades estratégicas e na Obtenção de sucesso nos negócios é crescente para as empresas do Brasil e do mundo, de acordo com uma nova pesquisa da CompTIA.

Segundo o estudo, mais de 80% das empresas brasileiras pesquisadas dizem que a tecnologia é importante, ou muito importante, para o seu sucesso; 97% planejam aumentar os gastos com TI neste ano e 49% têm expectativas de contratação de novos funcionários de TI em 2013.

O estudo “Questões Internacionais sobre Adoção de Tecnologia e Força de Trabalho” é baseado em uma pesquisa com mais de 1,250 mil empresas e executivos de TI em países ao redor do mundo, inclusive o Brasil. As pesquisas foram realizadas em fevereiro e março, no Brasil, Canadá, França, Alemanha, Japão, Índia, México, um subconjunto do Oriente Médio (Omã, Arábia Saudita e os Emirados Árabes), Tailândia e Reino Unido.

Um total de 85% dos executivos brasileiros espera que as condições de negócio melhorem em 2013. Eles também dizem que vão contar com a tecnologia para ajudá-los a atingir as principais prioridades estratégicas de negócios, inclusive a melhoria da produtividade e capacidades da equipe, atingindo novos clientes e reduzindo os custos e despesas gerais.

Entre as prioridades tecnológicas para os próximos 12 meses citados pelos entrevistados está segurança cibernética, armazenamento de dados e back-up, infraestrutura de rede, atualização dos computadores e softwares antigos e automatização dos processos de negócios por meio da tecnologia. “As tecnologias emergentes, como a computação em nuvem continuarão vendo os ganhos de adoção também”, observa, em nota, Todd Thibodeaux. “Mais da metade das empresas pesquisadas no Brasil dizem que estão experimentando ou usando plenamente soluções de computação em nuvem.”

O maior uso da tecnologia pode levar muitas empresas a aumentar sua equipe de TI ao longo dos próximos 12 meses. No entanto, as lacunas de competências de TI continuam a ser um desafio, ressalta o estudo. No Brasil, 86% dos executivos indicam pelo menos algum grau de lacunas em habilidades de TI em sua organização.

“Em muitos casos, as lacunas de competências são uma parte natural da indústria de TI, devido à velocidade de inovação”, disse Terry Erdle. “A demanda por novas tecnologias pode chegar à frente da oferta de trabalhadores que sejam bem treinados e credenciados nessas áreas.”

Os trabalhadores e as empresas no Brasil estão respondendo à necessidade de mais habilidades, uma vez que 93% das empresas realizaram algum tipo de treinamento em TI nos últimos 12 meses.

A maioria das empresas espera que as certificações em TI aumentem ao longo dos próximos dois anos. Quase três quartos dos executivos acreditam que é importante testar após o treinamento para confirmar os ganhos de conhecimento. Melhor que isso, seis em cada dez executivos pesquisados acreditam que a equipe de TI certificada é beneficiada por uma base comum de conhecimento confirmando um ganho a mais de conhecimento.

A pesquisa também revela que 31% das empresas fazem uso periódico e 14% de forma regular, de empresas e consultores para ajudarem com as suas necessidades de tecnologia. Os serviços mais comuns usados são manutenção (52% das empresas); implantação, instalação e integração de sistemas (49%); Web design (44%); e consultoria e assessoria serviços gerais de TI (34%).

Diante deste cenário promissor, a FAEX oferece o curso de ADS – Análise de Desenvolvimento de Sistemas, que durante 5 semestres os alunos recebem os conhecimentos necessários para atender as demandas do mercado.

Fonte: http://crn.itweb.com.br/43033/comptia-brasil-ti-negocios-estudo/