Consulta pública de Diploma comercial@faex.edu.br   (35) 3435-3988  

Inovação com aulas expositivas em mapa mental

Aulas com mapa mental inovam a metodologia de ensino na FAEX.

22/08/2018

Neste semestre o Prof. Wagner Trindade apresentou pela primeira vez suas aulas expositivas 100% em MAPA MENTAL às turmas do 4° Gestão de Recursos Humanos, 4° Gestão Logística, 2° Gestão Logística, 4° Engenharia de Produção e 4° Engenharia de Controle e Automação. 

Um Mapa Mental é um tipo de diagrama que contribui para a memorização, organização de ideias e representação da informação, com o propósito de facilitar os processos de aprendizagem e entendimento a respeito de um tema central. 

O Mapa Mental é voltado para:

  • Gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual;
  • Para a compreensão e solução de problemas;
  • Memorização e aprendizado;
  • Elaboração de manuais, artigos, livros, treinamentos, aulas, palestras.

É natural que a princípio a mudança assuste, porém o método é extremamente amigável e de fácil entendimento o que contribuiu para uma adesão unânime, conforme pesquisas com os próprios alunos logo após as aulas. - "Grande quebra de paradigma e excelente iniciativa; Espero aprender mais e usar a ferramenta também em meu trabalho", escreveu um aluno.

"Motivado pelos estudos das Metodologias Ativas e pelo apoio neste semestre dos coordenadores Profª Claudia Cobero e Prof. Rodrigo Otávio, há algum tempo penso em oferecer aos alunos uma ferramenta mais atraente para memorização, participação e compreensão das informações. A ideia é que o tema central seja o nome da disciplina. A cada aula o Mapa Mental será abastecido com novas conexões (ramificações), aderentes ao Plano de Ensino e Plano de Aula. Vale ressaltar que além de entregar ao aluno um material completo até final do semestre, a tendência é que os estudos para provas sejam facilitados pelas conexões visuais aos conceitos de cada tópico", explicou o professor.  "Estamos só iniciando; Há muito o que explorar e melhorar com a aplicação dos Mapas Mentais", finalizou. 

Imagens